Auxílio Brasil: Benefícios e Malefícios

Colunistas Geral

Vivemos num país de auxílios, muitos seguimentos da população gozam de algum tipo de auxílio financeiro seja a nível municipal, estadual ou federal, uma parcela significativa da população tem nesses auxílios uma base da sua renda de sustento familiar. Recentemente o governo federal elevou o valor do Auxílio Brasil para R$600,00 que começa a ser pago agora em agosto e deve alcançar 20,2 milhões de famílias, se considerarmos uma família média de 4 pessoas, estamos falando 80,8 milhões de pessoas impactadas com esse programa, soma-se o auxílio gás no valor de R$110,00, taxista e caminhoneiros entre outros que também serão beneficiados.
Sabemos que o papel do Auxílio Brasil é suprir a renda da camada mais pobre da população, famílias em situação de vulnerabilidade social, famílias em situação de extrema pobreza, família com gestantes, mulheres que estão amamentando, adolescentes até 21 anos entre outros protegidos. Sabemos o quanto esse programa beneficia essa parcela carente da nossa sociedade, considerando esse o grande benefício do Auxílio Brasil, suprir a carência de uma parcela empobrecida do país.
Mas por outro lado temos os malefícios desse programa, que não desmerecem os benefícios e sim poderiam ser resolvidos de forma simples, me refiro a uma parcela significativa da população que recebe esses auxílios e nada dão em contrapartida, lembrando que esses valores saem da parte da população que trabalha muito. Não aceito que um valor seja dado sem nada em troca, se alguém recebe um auxílio ele deve trabalhar em troca, nem que seja um serviço social, se a pessoa está necessitada e desempregada, justo é que o valor recebido seja compensado com horas trabalhadas. Claro que se a pessoa que recebe é deficiente, doente ou tem algum tipo de impossibilidade de trabalhar tudo bem.
Hoje boa parte desse pessoal que recebe auxílio não quer um emprego formal, porque vai trabalhar para ganhar um salário se pode ganhar meio sem trabalhar, prefere ficar parado fazendo algum bico do que ter de trabalhar, hoje tem sido um grande entrava conseguir pessoas para trabalhar que estão dentro dos benefícios do Auxílio Brasil. Reiterando, não sou contra o auxílio e sim como ele é entregue sem contrapartida, bem que o governo brasileiro poderia usar como exemplo o programa New Deal implantado nos anos 30 nos Estados Unidos que visava a recuperação econômica e a geração de renda as famílias desempregadas em função da grande depressão, lá o governo gerou renda aos desempregados em troca de trabalho em obras públicas, aqui poderia ser feito o mesmo, tanto em meio turno como em turno integral com um salário completo.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *