Grupo de Surdos celebra o Dia Nacional do Surdo

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

O Grupo de Surdos, composto por alunos surdos da rede municipal, juntamente com os professores docentes em LIBRAS e as famílias, celebram o dia 26 de setembro, em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo, data que relembra a toda a sociedade, a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O mês, aliás, é chamado de Setembro Surdo, um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.
Hoje, em especial, participaram das atividades do grupo Clésio Lopes e Taise Nunes, pessoas surdas da comunidade que compartilharam com os alunos e familiares suas histórias de vida, bem como a luta diária em relação ao direito de acesso a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). É importante frisar, que em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 foi sancionada a lei reconhecendo a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no país. Desde então, vários avanços foram feitos.
O Grupo de Surdos acontece de forma quinzenal, nas segundas-feiras, no período da manhã, no projeto do Centro Municipal Multidisciplinar Interação, que atualmente está localizado nas dependências da EMEF Eliana Bassi de Melo. Tem como objetivo compartilhar a identidade surda entre os alunos usuários da língua, assim como a participação de seus familiares e professores, trazendo a importância da comunidade surda e a interação entre os pares.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *