É o fim da globalização?

Colunistas Geral

O processo de globalização mundial avançou muito a ponto de estarmos totalmente conectados e dependentes entre países, exceção dos países de regime fechado como a Coréia do Norte, Cuba e a China em certos aspectos. Mas sempre é bom deixar claro o que é globalização num conceito mais amplo que diz o seguinte: “A globalização consiste em um processo onde ocorre a aproximação de diferentes nações do mundo todo. Essa aproximação pode estar relacionada a um contexto cultural, econômico, político e/ou social”. Um dos objetivos da globalização é o de estabelecer uma integração internacional entre os mercados de diferentes países.
Pois bem, essa integração levou a unificação dos mercados, fazendo com que possamos comprar ou vender para qualquer parte do mundo, nossas fronteiras econômicas foram banidas ficando apenas para efeitos tributários, num primeiro momento isso foi muito bom, pois propiciou podermos comprar produtos mais baratos, como também ajudou na vender dos nossos produtos, fábricas foram se instalar em outros locais visando baratear seus custos de produção, enquanto isso, o processo de comunicação global aproximou as pessoas e deu visibilidade a outras realidades pelo mundo.
Mas a Globalização mostra a sua fragilidade com a crise financeira dos Estados Unidos em 2007-2008 que atingiu o mercado financeiro internacional e agora volta a ser questionada em função das medidas restritivas utilizadas por muitos países durante a Pandemia que quebrou o fluxo de abastecimento do comércio internacional gerando desabastecimento de produtos básicos e matéria prima, tendo como consequência a falta de produtos e aumento de preços, junto a esse fato temos a Rússia em guerra com a Ucrânia que aumentou esse problema de desabastecimento. A relação de dependência entre países, seja pela importação ou exportação, principalmente de produtos básicos como petróleo, gás natural, alimentos entre outros, mostra o quanto o processo de comércio entre países está muito dependente e que qualquer crise numa parte do planeta terra pode gerar problemas para o mundo inteiro. A sociedade sentiu diretamente no bolso os efeitos da globalização mal sucedida, seja em nível doméstico ou empresarial quando muitas empresas tiveram de paralisarem seus processos de produção por falta de matéria prima, tendo como consequências o desabastecimento do mercado e a suba dos preços.
Agora começa um movimento de revisão por muitos países desse processo de dependência externa, numa tentativa de reduzir a necessidade de importação, principalmente de países instáveis como é o caso da China que passa por uma crise no mercado imobiliário e uma volta ao fechamento da sua economia em detrimento a livre iniciativa ou de países que estão constantemente em conflitos internos ou externos. Esse processo de desglobalização vai forçar as nações a buscarem uma menor dependência externa através do suprimento de suas necessidades com produção dentro das suas fronteiras geopolíticas. Estamos num viés de autoproteção das economias mundiais dentro dos seus territórios usando cada vez mais suas leis de defesa nacional e incentivo a produção doméstica.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *