As contas não fecham

Colunistas Geral

Está chegando o final de ano e com ele vem os gastos de final de ano e de início do novo ano, mas como fazer as contas fecharem se já chegamos no vermelho ou no zero a zero, poucos são os que juntam uma grana durante o ano para terem um fôlego nessa época. A gestão do orçamento familiar sempre foi um grande desafio dos povos, não apenas do brasileiro que hoje está extremamente endividado.
Mas como fazer as contas fecharem? É possível? Claro que sim, todo o orçamento pode ser equilibrado desde que seja exercida algumas atitudes de comportamento, sendo a DISCIPLINA a mais decisiva para que possamos ser mais equilibrados na gestão financeira pessoal ou familiar. Mas por que a disciplina? Ela nos leva a nos comprometer com os resultados, a não desviar o nosso foco, fugir das tentações do consumo ou de gastos desnecessários, não adiante falarmos é preciso ação, mas uma ação planejada, desejada e executada e para isso temos de ter muita disciplina.
Dicas para a gestão do orçamento pessoal ou familiar: Não gaste o que não tem, ganhe antes de gastar, não caia em tentações do dia a dia, tenha uma lista de compras antes de ir ao supermercado e compre apenas o que está na lista. Fuja do endividamento, pois o juro, vai lhe consumir muito do seu orçamento sem contar com a pressão que uma dívida coloca no seu endividado. Faça uma relação de tudo o que você precisa gastar todo o mês na sua casa e na vida pessoal, saiba qual é o seu custo fixo, aquele que todo o mês acontece como luz, água, aluguel, mensalidade da escola das crianças, rancho, higiene, etc.
O Grande segredo é fazer uma projeção de no mínimo doze meses pra frente, que conste tudo o que temos de pagar e tudo o que temos a receber, dessa forma podemos confrontando os dois lados identificar qual é a nossa situação financeira no momento atual e no futuro dentro dos doze meses, poderemos saber onde pode estourar o nosso orçamento com antecedência o que nos permitirá ter tempo para agir e evitar esse déficit. Quando visualizamos em números a nossa situação é mais fácil tomar decisões acertadas, vendo os números podemos evitar novas compras não essenciais ou supérfluas ou fazer uma reserva quando tiver sobrando para enfrentar despesas inesperadas ou gastos de final de ano. Mas se você estiver no vermelho é hora de parar e ver o que precisa ser cortado, não tem jeito, terá de cortar gastos ou então partir para aumentar as receitas ou ganhos. A gestão financeira não tem mistérios, é matemática pura, o que vai fazer a diferença é como você enfrenta esse problema.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *