Silvio recebeu convite para a 3ª edição do Festival CABOBU

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral

Nesta segunda (23), o Presidente do Legislativo esteve reunido com a Sra. Sandra Narcizo, diretora da MS2 Produtora, o Sr. Marcelo Narcizo, a Sra. Ana Laura Alves, representante do Grupo Cultural Clara Nunes e a Sra. Cátia Silene Dutra, responsáveis pelo Clube Harmonia, onde recebeu a programação da Festividade.
A Festa dos Tambores, como é conhecido o festival, foi um dos 33 projetos selecionados no Edital da Natura, entre 3.720 propostas inscritas, de todo o Brasil.
Cabobu foram encontros de celebração do Sopapo, de iniciativa do músico Gilberto Amaro do Nascimento, o Giba Giba (1936-2013), que levou esse nome em homenagem aos carnavalescos Cacaio, Boto e Bucha. As duas edições anteriores do Cabobu ocorreram em 1999 e 2000 e contaram com a participação de músicos renomados, como Naná Vasconcelos, Nei Lopes, Paulo Moura, Djalma Corrêa e Chico César que, na ocasião, chamaram a atenção para o perigo de extinção do “Rei dos Atabaques” – como também é conhecido o instrumento.
O Festival ocorrerá em Pelotas e a secretária de cultura da cidade estará envolvida no processo de construção do projeto, de iniciativa da produtora Sandra Narcizo, da MS2 Produtora, e de Edu do Nascimento, filho do compositor, percussionista e agitador mestre Giba Giba. Idealizador das duas primeiras edições e grande homenageado do Festival Cabobu, Giba Giba lutou a vida toda pela valorização do Sopapo, pelo reconhecimento da Cultura Negra, pela equidade racial e pela extinção do racismo entre os povos. Entre outras contribuições, a Secult auxiliará na divulgação e nas liberações de espaços, como palco e salas para as mesas redondas.
“Sinto-me honrado por receber mãos o convite para evento que tem um peso cultural ímpar, a Câmara de Vereadores está sempre com as portas abertas para promover a cultura”, afirmou Tondo.
“Tocar tambor é um ato de sobrevivência, é o nosso emblema social de ascensão natural, a consciência humana de atitude” – EDU DO NASCIMENTO

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *