Todo e qualquer tipo de vandalismo deve ser punido

Colunistas Geral

Assistimos no último final de semana cenas de vandalismo puro, pessoas que ultrapassaram os limites da civilidade, quem atenta contra o patrimônio público ou privado deve ser punido, além de indenizar todo os danos causados.
O Brasil sempre foi frouxo nesse ponto, permitindo que marginais sobre qualquer pretexto destruíssem propriedades sem qualquer punição, vou citar alguns casos famosos, em 2015 um grupo de mil mulheres intituladas sem terras invadiram uma empresa privada de pesquisa e depredaram viveiros que continham 15 anos de pesquisa de biotecnologia, resultado ao final da destruição é que ninguém foi preso ou punido, em 2001 um grupo de mulheres da via campesina entrou na empresa Monsanto queimando produtos da empresa e gerando grandes prejuízos, em 2006 outro grupo de integrantes do MST invadiram o Centro de Pesquisas Agropecuários no RS renderam vigias e destruíram pesquisas. Ao longo das últimas décadas tivermos diversos atos de vandalismo puro no nosso país, estudantes e outros seguimentos sempre usando algum argumento para praticar vandalismo. Mas o pior é que os movimentos dos “sem alguma coisa” prometem voltar com atos de vandalismo novamente.
Mas pelo que vimos em Brasília o governo parece decidido não a permitir que ninguém sobre qualquer pretexto venha fazer algum tipo de vandalismo, promete punir os financiadores dos movimentos, isso é bom, porque dessa forma os que estão pensando em fazer badernas ou invadir propriedades irão repensar, os financiadores sejam empresários ou políticos também tomarão cuidado para não serem enquadrados, os atos do último final de semana e a reação do governo deixou um recado forte a quem resolver andar fora da lei ou atentar contra patrimônio público e que deve fazer para o privado.
Espero é claro que essa punição que está sendo prometida no caso de Brasília sirva para qualquer tipo de invasor ou baderneiro que atente contra o setor público e também o setor privado porque se isso acontecer ficará evidente que teremos dois pesos e duas medidas. Não deverá ser permitido qualquer ato que contrarie a ordem jurídica e constitucional das coisas, mesmo que seja com a suposta alegação dos que se acham desprovido de alguma coisa. Se tivermos atos de movimentos conhecidos no Brasil contra propriedades privadas e nada for feito, ou se houver o apoio dos governos ou políticos ai sim daremos razão para que parte da sociedade hoje nada satisfeita volte a gerar conflitos. Para o bem geral de todos é hora de voltar a imperar a lei e a ordem dentro dos fundamentos da lei já existente, nada de ministro do Supremos criar leis ao seu bel prazer. Que o novo governo consigo acalmar o povo através de medidas sensatas que nos levem a ordem e ao progresso.
Qualquer brasileiro de verdade está rezando para que o Brasil seja um ótimo lugar para viver e criar os nossos filhos e que a Democracia seja um direito de todos os brasileiros, ricos ou pobres, esquerda ou direita.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *