Essa semana Caçapava do Sul está vivendo uma experiência muito interessante juntou-se pessoas de diferentes cores partidárias e dos poderes executivo e legislativo, sindicatos, associações, universidade federal, produtores rurais, todos com um único objetivo, viajar a Brasília visando trabalhar por Caçapava.
Como presidente da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul cheguei na segunda-feira juntamente com mais membros da comitiva e desde lá estamos numa intensa agenda de visitas a diversos órgãos aqui em Brasília.
Nossa agenda irá até quinta-feira com muitos encontros e muitas reuniões, normalmente começando às 8 horas da manhã e terminando às 20 horas, realmente tem sido muito estafante mas por outro lado muito compensador.
Viemos a Brasília unidos por uma Caçapava, para pleitear recursos, solicitar alterações de leis a nível federal, buscar apoio em eventos como a Festa da Oliva, opinar sobre a política agrícola nacional, o uso do calcário como corretivo de solo, a regulamentação do azeite importado, questões ligadas à Universidade Federal do Pampa entre outros diversos temas como emendas parlamentares destinadas a instituições na nossa cidade como Hospital de Caridade entre tantas outras.
Realmente todos foram surpreendidos com a ótima recepção em todos os órgãos que aqui visitamos, sempre foram muito atenciosos e solícitos se colocando à disposição para equacionarem os nossos pedidos.
Uma coisa que nos chamou muito a atenção também foi a capacitação das pessoas que nos atenderam que demonstraram conhecer muito daquilo que hoje são responsáveis nos ministérios nos demais órgãos públicos mostrando que são conhecedores de muitos problemas e que estão dispostos a trabalharem para mudar essa realidade.
O que ficou para mim bem evidente é que na política a força é feita pela união, quando éramos recebidos, todos ficavam surpresos pela nossa representatividade e isso prova que se queremos alguma coisa para nossa cidade ou para a nossa região precisamos estar unidos sem os ranços da política dos políticos dos governos.
Nossa comitiva provou que mesmo pessoas de ideologias diferentes mas quando juntos por um ideal tudo é possível.
Estaremos voltando para Caçapava certos de que demos um grande passo para resolver alguns pontos muito importantes para o nosso município e também para a região e o estado mas ainda discutimos e sugerimos ideias de política agrícola geral e específica para alguns setores, como o das oliveiras e do calcário.