A “Casa dos Sonhos” encolheu de tamanho

Colunistas Geral

Quero nesse artigo falar do maior sonho das pessoas, o de ter a casa própria, um lugar para morar e poder dizer que é seu. A história mostra o quanto o ser humano valoriza ter seu próprio canto para morar, um lugar que pode entrar sem pedir permissão, que pode derrubar ou construir sem prestar contas a terceiros. Mas o que desejo falar é sobre os tamanhos e alguns detalhes das casas que mudaram ao longo do tempo, no passado eram grandes, muitos quartos para abrigar muitos filhos, não tinham garagens já que carro era algo raro, terreno grande para fazer uma horta e criar galinhas e porcos.
Hoje tudo isso não existe mais, famílias pequenas com até dois filhos, que saem de casa cedo para estudar, carro tem sido o primeiro bem a comprar, antes mesmo da casa o que no meu entender não é salutar as finanças da família. Os pátios são pequenos e não tem nada sendo cultivado, mas com certeza muitos cães e gatos, muros altos para evitar roubos ou até mesmo para gerar privacidade.
O tamanho que antes passava facilmente dos 100 metros de área construída nos anos setenta, muito comum passar dos 200 metros, hoje seguem uma tendência mundial que começou no Japão de redução de tamanho que no Brasil passa a ser inferior aos 100 metros, na média em torno de 80 metros, mas uma nova onde de imóveis pequenos começa a tomar conta, primeiro porque o custo de construção subiu muito, segundo porque famílias pequenas, em muitos casos composta por apenas uma pessoa não necessitam de imóveis grandes e as novas medidas baixam dos 50 metros de área construída, girando entre 20 e 40 metros, parece pequenas diante de uma cultura de casas grandes, mas são o suficiente para abrigar uma família que não deseja ter o mínimo para poder viver.
Quando sou procurado como corretor de imóveis e construtor sobre qual o tamanho de casa ou apto ideal para uma família, sempre sugiro o menor tamanho, mais barato para comprar, menor custo para mobiliar e principalmente uma manutenção mais barata de pintura e restauro, tudo isso ajuda na redução de custos do orçamento familiar. No que diz respeito ao modelo de construção, sugiro fazer a casa em dois módulos, a chamada parte íntima, dormitórios, sala e cozinha juntas e banheiro, outra construção aos fundos do pátio onde vai abrigar lavanderia e garagem que no momento de receber os amigos para um churrasco vira salão de festas, ou seja, hoje não devemos fazer um quarto para o carro, custa caro, esse deve ficar num espaço fora do corpo da casa.
Esse trabalho de ajuda na decisão do tipo e tamanho de construção nós da Imobiliária Vasconcelos damos aos nossos clientes, assim como outras dicas valiosas que ajudam muito aqueles que estão prontos para conquistarem o sonho da casa própria.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *