ALERTA: AUMENTO DE CASOS DE SÍFILIS NO MUNICÍPIO

Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde ( SMS) alerta a população de Caçapava sobre o alto número de casos de sífilis notificados no nosso município.
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema Pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (primário, secundário e terciário).
A doença é transmitida por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada e pode ser transmitida para a criança na gestação ou parto.
A infecção por sífilis pode causar sérios problemas ao bebê de mães contaminadas como mal formações e aborto e nos adultos, caso não tratados, pode levar a complicações graves, como: lesões na pele, ossos, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar a morte.
Nos últimos anos mantínhamos a média em torno de 40 casos novos de sífilis por ano. Em 2022 tivemos 85 casos, e neste até agora, já tivemos 44 casos notificados.
A SMS reforça a orientação sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais. Informa também a importância de realizar o teste rápido para detecção da sífilis, este teste está disponível em todas as unidades de saúde.
Se você teve relação sexual desprotegida, procure a unidade de saúde mais próxima e faça o teste.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *