Como os juros impactam na vida das pessoas?

Colunistas Geral

Comprar no crediário é algo recorrente pela maioria das pessoas, mas essa prática consome grande parte do orçamento familiar através do custo chamado de “juros” que muitas vezes vem aumentado pelo risco de inadimplência. O velho hábito de comprar em parcelas é praticado sempre com a desculpa de que “não tenho dinheiro agora, como vou comprar? Acontece que ao assumir um compromisso financeiro em parcelas, vai ter de alguma forma juntar dinheiro para pagar, então porque não juntar antes e comprar a vista? Nesse caso a compra será reduzida em muito dos tais juros e riscos, mas é claro que a falta de disciplina na gestão do orçamento familiar leva a gastos altíssimos com juros.
Vou relatar de forma mais direta quais são os impactos dos juros na vida das pessoas:

  • Aumento do custo final do produto: os juros incidem sobre o valor total das parcelas, aumentando o valor final do produto e, consequentemente, impactando no orçamento familiar.
  • Comprometimento da renda: o pagamento de parcelas com juros pode comprometer a renda mensal, especialmente se a pessoa já tem outras despesas fixas a pagar.
  • Endividamento: se não houver planejamento financeiro adequado, o acúmulo de parcelas com juros pode levar à situação de endividamento.
    Para reduzir o impacto dos juros no orçamento familiar se faz necessário ter um planejamento financeiro eficiente, algumas dicas de como agir:
  • Evitar o parcelamento com juros: sempre que possível, prefira fazer compras à vista. Assim, você evita os juros e consegue um desconto na maioria das vezes.
  • Fazer uma pesquisa de preços: antes de comprar um produto, pesquise em diferentes lojas para encontrar o melhor preço.
  • Negociar descontos: se for inevitável fazer uma compra parcelada, tente negociar com o vendedor para obter descontos ou reduzir os juros.
  • Controlar o orçamento: é importante fazer um controle rigoroso das finanças para evitar o endividamento. Faça um planejamento financeiro e verifique se o pagamento das parcelas cabe no seu orçamento mensal.
    Nossas compras podem ser classificadas como aquelas urgentes e as que podem ser planejadas com o tempo, dentro das urgentes estão a alimentação, despesas do imóvel, como aluguel, água, luz, condomínio, internet, remédios, despesas médicas de emergência, enquanto os gastos que podem ser planejados como vestuário, troca de eletrodomésticos, celular, veículos, festas, etc. Essas podem ser programadas já que não são urgentes e jamais devem gerar juros no seu orçamento, esse tipo de bem não tem urgência então pode esperar juntar o dinheiro para comprar a vista.
    Fuja do crediário, seja honesto com o seu orçamento, tenha disciplina na gestão do seu orçamento, não se deixe cair em tentações da compra sem a necessidade. Os juros atualmente consomem grande parte do orçamento de quem tem o hábito da compra no prazo. Você poderá economizar muita grana ao comprar à vista. Mas se você quiser trabalhar para sustentar os banqueiros então continue a pagar altos juros.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *