SETE DE SETEMBRO, data esquecida ou rejeitada?

Colunistas Geral

No passado não muito distante o Sete de Setembro no Brasil era um dia muito especial, um dia de expressarmos o nosso orgulho de ser brasileiro.
A data de 7 de setembro, conhecida como o Dia da Independência do Brasil, é de fato significativa para o país.
Nesse dia, em 1822, o príncipe regente Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, rompendo os laços coloniais com Portugal e estabelecendo o Império do Brasil.
Esta é uma data que marca a luta pela autodeterminação e a busca pela soberania nacional.
No entanto, o patriotismo no Brasil parece menos visível em comparação com outros países, e essa questão pode ser atribuída a uma série de fatores históricos, sociais e culturais.
A nossa história de colônia de Portugal por mais de 300 anos, teve um impacto duradouro na forma como os brasileiros se relacionam com sua identidade nacional.
A colonização deixou uma herança de desigualdade social, exploração e uma elite dominante que pode ter diminuído o sentimento de unidade nacional.
Tentando entender as principais causas da falta de patriotismo, acabamos chegando as questões políticas e ideológicas, que tomaram conta nas últimas décadas, tudo isso foi para dentro das escolas onde no lugar de ensinar e cultuar o patriotismo, tivemos uma gama de professores que foram contra esse modelo, adotando um sistema praticamente antipatriotismo, que depois da eleição do presidente Bolsonaro, ficou mais evidente, já que falar em patriotismo era coisa de direita e de uma vez por todas enterramos o patriotismo no nosso país, sobrando uma parcela que ainda ama ser brasileiro.
No entanto, é importante notar que o patriotismo não é uma questão única de uniforme nas escolas, hoje praticamente não é exigido, nem uma questão de ter uma bandeira em frente as empresas ou residências particulares, ou até mesmo usar nos veículos, que hoje tem rejeição por um seguimento ideológico.
O Patriotismo pode ser expresso de várias maneiras, e o amor à pátria pode se manifestar de formas diferentes em diferentes culturas e contextos.
Para promover um maior senso de patriotismo no Brasil, pode ser útil promover valores de cidadania, unidade nacional, inclusão e respeito pela diversidade cultural.
Além disso, a educação e o conhecimento da história do país também desempenham um papel importante na promoção do amor à Pátria e do entendimento de sua importância.
Sou saudosista, do tempo em que o Sete de Setembro era o momento de ir para a rua desfilar com nossos uniformes, um evento que orgulhava o povo.
Hoje parece que boa parte do país adotou outras bandeiras, ou pior do que isso, não tem bandeira, são ciganos em suas ideologias.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *