Você pratica o Ócio Criativo?

Colunistas Geral

No último dia nove de setembro morreu Domenico de Masi, um Italiano, escritor e autor de um dos livros mais vendidos do mundo, chamado de “O Ócio Criativo”. Nessa obra, Domenico de Masi explora a ideia de que o ócio pode ser benéfico para a criatividade e produtividade, argumentando que em uma sociedade que valoriza muito o trabalho e a produtividade, o ócio é muitas vezes subestimado, mas pode ser uma fonte valiosa de inspiração e inovação. De Masi define o ócio criativo como uma abordagem que permite conciliar a necessidade de descanso e lazer com a capacidade de gerar ideias e soluções criativas.
Em vista disso, apresento algumas ideias-chave sobre o ócio criativo e como pode ser usado de forma benéfica. Começamos pela definição de “Ócio Criativo”, De Masi define o ócio criativo como um estado de relaxamento em que as pessoas estão desfrutando do seu tempo livre, mas também estão engajadas em atividades que estimulam a criatividade e a reflexão. É um equilíbrio entre descanso e atividade mental. Dentre os benefícios citam-se o estimulo a criatividade, inovação e autodescoberta. Quando as pessoas têm tempo para relaxar e se desligar das tarefas diárias, elas podem fazer conexões mentais e encontrar soluções para problemas de maneira mais eficaz.
Mas qual o melhor momento para a prática? O Ócio Criativo pode ser praticado em diversos momentos, como durante as férias, nos finais de semana, após o trabalho ou mesmo em pequenos intervalos ao longo do dia. A chave é dedicar tempo para atividades que permitem relaxar, mas também estimular a mente. Dentro das técnicas destacam-se a leitura de livros, artigos e revistas que podem ampliar seus horizontes e inspirar novas ideias.
Outras técnicas utilizadas como a meditação, podem ajudar a clarear a mente e a promover insights. Praticar hobbies criativos como pintura, escrita, música e artesanato ajudam a despertar a criatividade. A prática de passeios em meio a natureza ou passar tempo ao ar livre podem revitalizar sua mente e proporcionar inspiração. Eu mesmo, gosto muito de ir para a minha propriedade no interior do município para descansar, sentar em uma cadeira a beira de um açude e refletir sobre o que já fiz, quem sou e o que ainda almejo na minha vida. Busco nesses momentos visualizar novos caminhos, assim como alternativas visando o alcance de melhores resultados.
A prática do Ócio Criativo pode ser exercida através de conversas profundas e significativas com outras pessoas, que podem levar a novas perspectivas e ideias. Manter a prática do aprendizado contínuo, aproveitar o tempo livre para aprender algo novo, seja um idioma, uma habilidade técnica ou um novo campo de conhecimento, pode enriquecer sua criatividade. Mas tudo isso depende de um gerenciamento do tempo, é importante equilibrar o Ócio Criativo com o trabalho e outros compromissos. Uma gestão eficaz do tempo pode ajudar a garantir que você tenha tempo para ambos. Só não esqueça de desconectar do digital, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos prejudica o Ócio Criativo.
Em suma, o ócio criativo envolve a busca consciente de atividades que promovam relaxamento e, ao mesmo tempo, estimulem a mente. Praticar o ócio criativo regularmente pode ser uma maneira eficaz de melhorar a criatividade e encontrar soluções para desafios pessoais e profissionais. É importante encontrar um equilíbrio entre o trabalho e o ócio para colher os benefícios desse estado de ser.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *