A festa que gira a economia

Colunistas Geral

No último final de semana, de 06 a 08 de outubro, aconteceu em Caçapava do Sul a 2ª edição da Festa do Azeite de Oliva, o tempo colaborou, embora ventoso e frio, mas isso não impediu de ser um sucesso total, com grande competência a equipe que comandou a festa se esperou para que tudo saísse a contento. Nesse ano a realização dessa festa ficou a cargo da Associação Comercial e Industrial, que juntamente com uma grande equipe de coordenação e organização fez acontecer esse evento com muito sucesso.
Quando falamos em festa logo pensamos em uma reunião comemorativa, descontraída que tem como finalidade curtir um momento com músicas e bebidas, no caso da Festa da Oliva, tivemos muita música, shows musicais que são ótimos atrativos para as pessoas visitarem o evento, tivemos também praça de alimentação muita comida e bebidas, mas como falei esses serviram de atrativo para um objetivo maior e muito nobre, embora algumas pessoas com pouca capacidade de compreensão da importância desse tipo de evento fiquem falando bobagem, mas faz parte.
A realização da Festa do Azeite de Oliva é muito mais do que música e alimentação, tem finalidades bem específicas, a primeira é divulgar a produção do Azeite de Oliva no nosso município e também no estado, onde todos podem degustar um dos melhores azeites do mundo, no evento tivemos palestras técnicas que deram dicas valiosas sobre o cultivo das oliveiras. O município de Caçapava do Sul, está descobrindo uma nova matriz econômica, vem aumentando o número de pessoas que estão plantando oliveiras, consorciadas com outras culturas e também com o turismo. O azeite produzido aqui é o extravirgem considerado altamente medicinal, diferente do azeite importado que vem com esse título, mas que na verdade é apenas virgem e não tem as propriedades medicinais do extravirgem.
A outra missão da nossa festa é atrair pessoas para conhecer o nosso município, e o resultado foi positivo, muitos vieram na festa e depois foram percorrer os nossos pontos turísticos, muita gente de outros municípios, estados e até mesmo de outros países que ficaram encantados com tudo o que viram. Muitos comentários sobre a possibilidade de retornarem em um outro momento para conhecer mais as nossas atrações, já que somos um Geoparque e isso é para poucos, um atestado de que temos coisas únicas a serem apreciadas.
Por último e talvez o mais importante é que a economia local foi movimentada com a entrada de muitos recursos que ficaram aqui através como forma de remuneração das pessoas que trabalharam no evento, na compra de produtos ou das visitações turísticas, o um incremento de vendas foi fantástico, triplicamos com relação ao ano anterior, ou seja, sucesso financeiro também. No ano que vem já temos a garantia de poder realizar uma festa ainda maior, assim vamos construindo uma Caçapava melhor, onde as pessoas sintam orgulho de morar aqui.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *