Geoparque realiza entrega de prêmio para a Novelaria Santa Marta

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Turismo

Durante a programação da Festa do Azeite de Oliva, na tarde de sábado, dia 07, a equipe gestora do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO realizou a entrega do prêmio de boas práticas recebido em Marrakesch no mês de setembro a Novelaria Santa Marta.
O prêmio de melhores práticas (best practice award) da Rede Mundial de Geoparques (GGN) é outorgado exclusivamente a territórios certificados como Geoparques Mundiais da UNESCO que apresentem processos produtivos inovadores, fruto da relação entre o geoparque e sua rede de parceiros. Os geoparques devem ser indicados pelos avaliadores que estiveram realizando as missões nos territórios. O Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO foi agraciado com o prêmio pelo processo produtivo da Fazenda e Novelaria Santa Marta, localizada no geossítio Guaritas. A produção dos novelos de lã usa processos sustentáveis desde a criação dos rebanhos de ovinos no campo nativo, passando pela lavagem, carda, fiação, além do tingimento, que usa apenas espécies vegetais nativas e hortaliças adaptadas ao ambiente do pampa. A propriedade ainda trabalha com a conservação de cactáceas endêmicas, muitas delas ameaçadas de extinção.
O professor da Unipampa, André Borba, durante a homenagem destacou o reconhecimento.
“Por todas essas características, a Novelaria Santa Marta e o Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO merecem muito este reconhecimento”.
FOTOS: HERON FREITAS

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *