Parcerias e projetos que fazem a diferença

Colunistas Geral

Projeto Inspira

Muitos leitores provavelmente já sabem que a Receita Federal busca converter sempre as apreensões, feitas nas operações de combate ao contrabando e ao descaminho, em algum de benefício para a sociedade.

No começo deste mês, fizemos uma grande destinação de brinquedos (aproximadamente 400), de material escolar (a lista inclui mais de 2.500 canetas), e de 672 pijamas infantis a um projeto da Polícia Federal chamado Inspira.

O Projeto Inspira é uma iniciativa da PF em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e tem como finalidade reunir e aproximar mães apenadas e seus filhos, crianças de 01 a 14 anos, que têm o convívio diário interrompido em razão do cumprimento de pena das mães no Presídio Regional de Santa Maria.

São realizadas três edições por ano, nas quais são organizadas ações educativas, pedagógicas, de promoção de saúde e de prevenção da criminalidade e do uso indevido de drogas.

Parcerias com o Estado começa a dar frutos

Esse tipo de parceria é hoje cada vez mais comum. Há alguns meses, a Receita Federal firmou um acordo com o Governo do Estado para reaproveitar grandes volumes de mercadorias apreendidas.

Dentro do escopo desse convênio, centenas de pares de tênis falsificados passara por um processo de descaracterização da falsificação e foram distribuídos às vítimas das enchentes no Vale do Taquari.

Ação do CPF em Osório

Na virada do mês, a Prefeitura de Osório, em parceria com a Receita Federal, realizou duas ações de cadastramento de CPF de crianças em comunidades dentro do município.

Duas escolas municipais serviram de sede para a montagem – por um dia em cada uma delas – de um pequeno posto de atendimento no qual as famílias podiam cadastrar seus filhos e obter CPFs para eles.

Os diretores e professores das escolas participaram dos trabalhos ao lado das colegas (da Receita Federal) Rosane Medina e Joseane Hagelin, da Delegacia de Porto Alegre.

Esta iniciativa em Osório é exemplo de uma boa prática que talvez possa ser repetida, e talvez seja inclusive importante, em outras regiões do Estado.

Carnê-Leão no portal e-CAC

Nos últimos dias recebemos na unidade de atendimento questionamentos sobre um “defeito” no portal e-CAC, que estaria impedindo a emissão de carnê-leão e o acesso a outros serviços para alguns usuários.

Em todos os casos, estes usuários estavam tentando acessar os serviços usando Código de Acesso. É importante lembrarmos que, conforme noticiado neste mesmo espaço há algumas semanas, o Código de Acesso está sendo gradualmente desativado e diversos serviços já não funcionam com ele.

Contribuintes que acessam o portal e-CAC com Código de Acesso, por favor, migrem para a senha GOV.BR. Chegou a hora.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *