Rodeios como Patrimônio Cultural e de importância social e econômica

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral

Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei 5048/2023, de autoria do vereador Mariano Teixeira (PP), que reconhece os rodeios campeiros como patrimônio cultural, prática esportiva e de relevante importância social e econômica para o município de Caçapava do Sul.
Segundo o vereador Mariano, o projeto de lei busca reconhecer de forma oficial, no Município, o rodeio campeiro pelos Centros de Tradições Gaúchas – CTGs e outras organizações, sendo elas entidades tradicionalistas ou não, como patrimônio cultural, prática esportiva e de relevante importância social e econômica para a cidade.
“Queremos valorizar o tradicionalismo e reafirmar o rodeio como parte da cultura gaúcha, com ênfase em Caçapava do Sul, município onde ocorrem grandes eventos com participações, inclusive, de representantes de dentro e fora do Estado, que aqui encontram hospitalidade e festas campeiras com a genuína marca do Rio Grande do Sul”, destacou Teixeira.
De acordo com o vereador, a alegação de que os animais sofrem maus-tratos, só demonstra o desconhecimento quanto à cultura e valores do homem do campo, o qual vê no cavalo não um instrumento de trabalho, mas muitas vezes um amigo e companheiro nas lidas campeiras.
“A realização dos rodeios e festas campeiras gera benefícios ao turismo e economia local, em especial na comercialização de bebidas, alimentos, transporte, veterinários, organização e entre outros”, finalizou Mariano

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *