Chega de pagarmos a conta

Colunistas Geral

Estamos vendo e ouvindo todos os dias notícias sobre reforma a tributária proposta pelo Governo Federal que está em processo de definição no Congresso Nacional. A narrativa inicial era de que essa nova legislação tributária depois de aprovada viria para reduzir burocracia e tributos. As notícias recentes nos mostram outra realidade, pelo visto, o Governo Federal quer mesmo é aumentar a sua arrecadação e para isso vai elevar impostos, fazendo com que os Governos Estaduais como é o caso do RGS também queiram aumentar os seus impostos, como o caso do ICMS.
Qual a verdadeira razão dessa reforma tributária? Simples, aumentar impostos e por consequência a arrecadação para que os rombos das contas públicas sejam cobertos. Infelizmente sempre foi e sempre será assim enquanto tivermos pessoas inabilitadas ou mal intencionadas governando, seus atos normalmente levam a gastos acima das receitas, ou seja, gastam mais do que arrecadam e com isso, alguém precisa pagar a conta e esse alguém é você, que faz parte dos servos que trabalham para custear a falta de preparo dos nossos gestores públicos na maioria das vezes. Noentanto, a intenção não é generalizar, pois temos bons governantes.
Sabemos que a Gestão Pública no Brasil é normalmente feita por pessoas sem a mínima capacidade e sem o conhecimento necessário para gerir um município, estado ou governo federal, sem contar ainda com o peso político nas decisões, e quando a tomada de decisão é política, normalmente não fecha com a decisão técnica e nesse momento mais um gasto foi autorizado sem a devida análise de capacidade de pagamento. Hoje a nossa máquina pública está totalmente obsoleta, métodos ultrapassados de gestão, funcionários sem remuneração por meritocracia, com estabilidade de emprego que leva a acomodação e a despreocupação com os resultados.
O Brasil tem uma alta carga tributária que penaliza o setor produtivo, gera estagnações onde deveria ocorrer o desenvolvimento, agrava as injustiças sociais e premia os governos incompetentes que desperdiçam receita em projetos inconsistentes, sem contar os desvios criminosos. Há tempos buscamos uma reforma tributária verdadeira, que passe pela desoneração dos setores economicamente ativos, premiando a produção e empregos. No lugar de aumentar impostos os nossos governantes deveriam implantar um processo de gestão profissional, preocupar-se mais na gestão das despesas, ver onde pode reduzir gastos, eliminar desperdícios e até mesmo atividades e funções que hoje servem apenas para sugar a folha de pagamento.
A incompetência administrativa dos nossos governantes é premiada com o aumento de impostos, autorizada por deputados e senadores. Assim fica fácil ser gestor, se por ventura as contas não fecharem, faltando verbas, basta jogar essa conta para o povo e o setor produtivo. Infelizmente os gestores públicos na grande maioria são políticos e governam pensando no voto, assim a razão fica de lado e com isso assistimos a farra pública sendo mantida por quem trabalha no setor privado.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *