Prefeito Giovani Amestoy recebe os participantes do Prêmio Prof. Maria Leniza Dorneles Esteves e participa da entrega da premiação

Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

O Clube Recreativo Harmonia de forma conjunta com o Núcleo de Estudos sobre Afro – Brasileiros e Indígenas /NEABI – Unipampa, Secretaria de Município da Educação/SEDUC, do Sindicato dos Professores Municipais /SINPROMC e da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial/ COMPIR, realizaram a 3ª Edição do Prêmio “ Maria Leniza Dorneles Esteves”.
Os vencedores do concurso foram recebidos pelo Prefeito Giovani Amestoy, nessa quinta-feira, 07 de dezembro, em companhia da coordenadora da COMPIR, Cátia Cilene; Servidora Jeane Dorneles, filha da Professora Maria Leniza Dorneles Esteves, principal homenageada do evento e todos os professores e alunos envolvidos.
Essa iniciativa foi idealizada após o primeiro encontro de Educadores Negros que aconteceu no ano de 2017. Lembrando que a Prof. Maria Leniza, foi homenageada em vida, participando efetivamente da 1ª edição do concurso.
O prêmio visa estimular o desenvolvimento de boas práticas educativas em cultura e história afro-brasileira nas escolas municipais de Caçapava do Sul. Seu nome homenageia a educadora Maria Leniza Dorneles Esteves, professora negra de formação mais antiga do município. Este prêmio surge de uma ação conjunta da sociedade civil organizada com o Poder Público Municipal.
O público-alvo do concurso é a comunidade escolar, da rede municipal, Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o envolvimento dos professores, alunos e pais, todos trabalhando no sentido de produzir projetos relacionados à promoção da Igualdade racial, com temas diretamente ligados a Cultura e Historia Afro-brasileira.
Os vencedores do concurso deste ano foram:
1º Lugar: EMEF. Nossa Senhora das Graças, com o Projeto Dança Circular: Um modo Coletivo de falar de resistência ao Racismo. Professor responsável, Edison Krusser.
2º Lugar: Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques, com o Projeto Orgulho Ancestral. Professora responsável, Elisa Verdum.
3º Lugar: Escola Municipal de Educação Infantil Iracema Cidade, com o Projeto Somos Todas as Cores – Celebrando a diversidade no dia da Consciência Negra. Professora responsável, Carla Furtado.
Os organizadores agradecem de forma muito especial a Comissão Avaliadora e o SIMPRONC, pelo incentivo e patrocínio da premiação.
Por Kau Teixeira

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *