Liberdade, lutemos por ela

Caçapava do Sul Colunistas

O que é liberdade na sua essência?
Nesse artigo quero falar sobre um tema que tem sido mal interpretado, ou pior, sua interpretação tem sido associada a uma visão política. Nos últimos anos essa palavra passou a ser amada por uns e odiada por outros, tudo por conta de ideologias políticas. De um lado, o grupo que considera ter liberdade igual ao ar que espiramos, é vital para tenhamos uma vida de progresso. Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, autodeterminação, espontaneidade e intencionalidade. Mas com certeza a melhor definição diz, que liberdade é o direito de pensar e agir segundo o seu livre arbítrio, e a sua vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão, do direito a propriedade e da livre concorrência. No sentido liberal clássico, liberdade é ausência de coerção.

A liberdade econômica é a responsável pela geração de riquezas de um povo
O crescimento econômico e social de uma nação tem relação direta com o seu grau de liberdade dos indivíduos e empresas, quanto maior a liberdade maior é o benefício econômico para a sociedade. Basta olharmos o passado para descobrimos que entre os países que mais prosperaram a filosofia da liberdade era a grande impulsionadora e inspiradora para que cidadãos fossem responsáveis pelo progresso do seu país. O mesmo vale para os que hoje estão na lista dos mais pobres ou atrasado, fica evidente quem é o grande culpado por esse atraso, um estado cheio de entraves, burocracias e censuras a liberdade. Quando falo de liberdade, me refiro a liberdade individual, de pensamento, econômica e do direito a propriedade

Onde a liberdade é rejeitada, a única coisa que prospera é pobreza e a corrupção
A história prova que nenhuma nação conseguiu gerar desenvolvimento econômico e social, tendo um estado que dificulta a vida das pessoas que desejam empreender. Tente criar uma empresa num estado que não gosta da liberdade, verás que a burocracia será o seu maior entrave para seguir em frente. Indicadores de vários organismos internacionais de 2023, apontam as nações com maior grau de liberdade, nessas nações o progresso econômico e social foi muito superior. Por outro lado, o inverso é verdadeiro, quanto maior a intervenção estatal menor é a liberdade e pior são os resultados econômicos e social. A diferença entre as nações que aplicam o direito a liberdade e as nações que restringem é visível na sua estrutura, normalmente um estado antiliberal tem uma máquina administrativa arcaica de pensamentos, gasta muito para se sustentar, adora inibir a iniciativa privada pela burocracia, tem uma carga tributária pesada, uma legislação complexa, gestores públicos sem habilidades e conhecimentos suficientes para estarem a frente de tamanha responsabilidade. No final, esse estado não tem como gerar prosperidade a seus cidadãos.

Não temas a liberdade
Não devemos temer a liberdade, é preciso abraçar e cultivá-la para que tenhamos uma nação próspera e um povo feliz. O Brasil infelizmente está longe ser um país que adota a plena liberdade, e com a pandemia piorou, nosso índice frente a outras nações está lá em baixo. Hoje a posição do Brasil é 90, com um escore muito baixo, estamos abaixo da Arábia Saudita, Uganda, Trinidade e Tobago, Índia e Colômbia. Se quisermos gerar desenvolvimento econômico e social no Brasil, os governantes precisam desamarrar os entraves a liberdade, ter regras claras do que é ilegal, por outro lado, deixar as pessoas trabalharem. Que seja tirada a caneta e o carinho do burocrata que pensa ser juiz e carrasco dos empreendedores. A melhor forma de combater a pobreza é ofertando oportunidades ao povo de trabalhar no seu próprio negócio. Nascemos livres é não é outro ser humano que vai tirar a nossa liberdade. Que os nossos políticos, juízes e demais pessoas que estejam no comando, nos deixem trabalhar, não nos atrapalhem, cuidem do que é de suas competências.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *