Chegou a hora da mobilização cidadã!

Colunistas Geral

Cá estamos nós, na primeira semana de fevereiro outra vez. Daqui a exatamente um mês, inicia-se o prazo para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Isso significa que chegou a hora iniciarmos a mobilização em torno da campanha do Imposto Solidário.

O que é?

Todo cidadão que faz sua declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física no modelo Completo pode escolher destinar 3% de seu Imposto Devido aos Fundos dos Direitos da Criança e outros 3% aos Fundos dos Direitos do Idoso.
Imposto Devido é um valor calculado sobre a renda de cada pessoa e o programa do IRPF faz o cálculo automaticamente.
O processo em si é muito simples, pois há uma aba na declaração para isso e ela é muito fácil de preencher.
A grande sacada da destinação do IR é que, fazendo isso, o cidadão pega uma parte do imposto que iria para o governo e escolhe aplicar em projetos na sua própria cidade, ajudando à população carente de forma direta e sem custo.
A campanha que fazemos consiste em divulgar esta possibilidade para o maior número de pessoas possível.

É só seguir em frente

A causa do Imposto Solidário ganha cada vez mais força a cada ano que passa. As destinações no Brasil inteiro avançam a passos largos. De 2022 para 2023, pulamos de 225 milhões de reais para 294 milhões.
Este valor ainda está longe do que poderia ser (o potencial é de R$ 11 bilhões) mas estamos no caminho certo.
Aqui para a região, temos ainda um fator novo no cenário: Caçapava do Sul agora conta com seu próprio Fundo da Pessoa Idosa.
Todas as cidades onde este texto será publicado possuem fundos da Criança e da Pessoa Idosa. Nunca houve momento melhor para mobilizar as pessoas em torno da ideia da destinação de IR.

Professores e professoras

As aulas logo devem começar e é bom que vocês falem com os alunos sobre isso, para que eles passem a informação aos pais.

Classe empresarial

Aqueles que tenham empregados com salários mais elevados, trabalhadores com perfil para fazerem declaração completa, introduzam o tema nas suas organizações.

Diretorias de entidades

Vocês são os principais interessados na destinação de valores para os Fundos. Falem com os colaboradores, voluntários, com todo mundo. Planejem ações de divulgação disso junto à comunidade.

Vereadores e vereadoras

A classe política tem desempenhado um papel importante no progresso que colhemos nos últimos anos. Falem com suas bases, produzam conteúdo em suas redes sociais sobre isso. Usem o megafone que vocês têm nas mãos, a força junto à massa, que lhes garantiu o mandato.

A todos

Se vocês tiverem dúvidas ou quiserem que eu mesmo vá aos eventos, participe da elaboração de vídeos e postagens com vocês, que eu vá onde for preciso para para explicar como tudo funciona, basta entrar em contato.
Estou aí para isso, onde for e à hora que for.
O importante é fazermos esta causa avançar. Há crianças, jovens e muita gente idosa que conta conosco.
A hora é agora.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *