Após reivindicações de moradores e manifestações nas redes sociais e no gabinete, o vereador Antonio Almeida Filho (Lelo/MDB), participou de uma reunião com a Vigilância Sanitária nesta quinta (07). A pauta do encontro foi a preocupação com o acúmulo de lixo nos terrenos, água parada, mato alto e proliferação da dengue, em terrenos baldios e lotes.
Num segundo momento da manhã, o parlamentar reuniu-se com as agentes de controle de endemias que relatam como é a rotina de visitações nas casas e fiscalização.
“Sabemos que a responsabilidade é dos proprietários, mas cabe a Prefeitura fiscalizar. Ocorre que o grupo das agentes é reduzido e elas têm um roteiro para cumprir, portanto algumas questões pontuais de lotes e particulares podem ser feitas através de denúncias”, informa.
O vereador destaca que as denúncias facilitam e abreviam o trabalho das agentes. Elas podem ser feitas pelo telefone (55) 99718-1394 ou na Vigilância Sanitária que disponibiliza um formulário.
“É muito importante que o Poder Público dê suporte para a equipe de fiscalização, dê estrutura para auxiliar e intensificar as ações de controle de endemias para evitar a proliferação de dengue e leptospirose. Por outro lado, é relevante que a comunidade se conscientize; não jogue lixo em locais impróprios; não acumule água nos pátios de suas residências e quando presenciar situações de risco, fazer uma denúncia. Seja de lotes do Município, seja de lotes particulares. A equipe irá vistoriar e notificar o responsável, caso seja constatada alguma irregularidade. Se agirmos assim estaremos evitando a proliferação da dengue, da leptospirose e também de endemias”, alerta o vereador.
Notícia: Tisa de Oliveira
Fotos: Imprensa Câmara de Vereadores