Final de semana com grande evento nas Minas do Camaquã em prol da reconstrução da Cruz Iluminada

Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Neste último final de semana, 13 e 14/04, aconteceu nas Minas do Camaquã, no CTG Ronda Crioula e na Igreja Santa Bárbara, o evento de mobilização e cooperação para a reconstrução da Cruz iluminada na Pedra da Cruz.

Com Shows variados, praça de alimentação, apresentações com invernadas artísticas, missa, bingo, baile, mateada e churrasco de ovelha.

Apesar de o tempo permanecer instável, com chuvas durante todo o evento, muitas pessoas estiveram prestigiando os acontecimentos artísticos e culinários, que teve como objetivo principal a divulgação, comemoração e busca de recursos financeiros para a reconstrução da Cruz, na Pedra da Cruz.

A Rádio Haragano FM de Caçapava do Sul, esteve presente durante toda a festividade, assim como, a Erva Mate Sede Velha que ofereceu uma mateada de primeiríssima qualidade.

A Prefeitura de Caçapava do Sul foi parceira nas atividades de manutenção e limpeza para o evento, e que seguem nesta semana com a secretária de obras. A Secultur e o Geoparque Caçapava, também foram parceiros, com a Feira dos Geoparceiros apresentando os produtos regionais.

Diversos shows aconteceram, como os de Ketlen Esquírio, Pagode dos Guris, Joca Martins, Alemão Preto e Os Andejos. A invernada artística Herança Crioula do CTG Ronda Crioula e invernada de Santana da Boa Vista, apresentaram danças folclóricas. Também, no local, aconteceu a Feira do Produtor, com produtos da região e no sábado, grande baile com os Serranos.

Um dos coordenadores do evento, Fabrício Silva e o Patrão do CTG Ronda Crioula das Minas do Camaquã, Joanilso Valcarenghi Perguer, agradeceram a presença de todos e falaram da importância do acontecimento para a comunidade mineira e região.

“O reerguimento da Cruz, na pedra da Cruz, não só representa a busca por novos tempos na localidade, como na questão turística e religiosa, mas, principalmente na procura do fortalecimento da autoestima de cada cidadão. Ter orgulho de morar ou ter morado na Mina, ter trabalhado na extração de minério ou em outro tipo de empreendimento”.

“Queremos ainda, agradecer a todos os patrocinadores do projeto Cruz da Pedra, e, ao grande grupo de mineiros e colaboradores, que não metem esforços, no sentido de termos sucesso absoluto nessa empreitada de reconstrução da Cruz na Pedra da Cruz, que na verdade é de todos nós”. Acrescentaram Joanilso e Fabrício.

Obs.: Toda a estrutura da Cruz já está no local da sua instalação. Sendo que dois módulos já foram fixados, num total de 15 módulos. A altura final da obra será de 17 metros, totalmente iluminados. O detalhe espetacular da iluminação é a mudança de cores que poderá acontecer, realizando um trabalho de homenagens as datas comemorativas do nosso calendário, campanhas de conscientização, entres outros benefícios. A data inicial prevista de inauguração da Cruz Iluminada é dia 1º de maio de 2024.

Por Kau Teixeira.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *