Soja 2024: associados Cotrisul registram alta produtividade

Caçapava do Sul Cotrisul Destaque Divulgação Geral

Cooperativa já recebeu cerca de 25% da safra, com médias superiores a 55 sacos por hectare

A produtividade da safra de soja 2024 tem superado as expectativas dos agricultores associados à Cotrisul. Embora haja variação de uma lavoura para a outra, a cooperativa vem registrando resultados superiores a marca de 55 sacos por hectare – com as lavouras mais produtivas chegando aos 70 sacos por hectare.

“A produtividade da lavoura de soja na nossa região, que abrange Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Piratini, Santana da Boa Vista, Cachoeira do Sul e alguns outros municípios vizinhos, está excelente. Estamos registrando muitas lavouras com marcas acima de 65 sacos por hectare”, comemora o subgerente do Departamento Técnico, Bruno Zago.

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater, divulgado na quinta-feira, dia 18 de abril, em Caçapava do Sul, estão localizadas as lavouras mais promissoras da região. “Beneficiadas pela adequada distribuição das precipitações durante a fase reprodutiva, proporcionando produtividade média estimada de 3.300 kg/ha”. O que corresponde a 55 sacos por hectare.

Já o presidente da Cotrisul, Gilberto da Fontoura, detalha que foi no último final de semana (dias 20 e 21 de abril) que se percebeu um incremento importante no fluxo de entrega do produto nos armazéns da cooperativa.

Segundo ele, só no domingo foram recebidos 200 mil sacos de soja, o que eleva a aproximadamente dois milhões de sacos já recebidos. Esse volume é próximo de 25% de toda a soja que deve chegar à cooperativa em 2024.

“Ainda há dúvidas sobre qual será o comportamento dos preços da soja. Recentemente subiu um pouco, chegando a R$ 122 o valor pago ao produtor. Mas não há clareza se as cotações seguirão aumentando”, observa.

O trabalho de recepção da safra de soja 2024 deve se estender até o final de maio, nas unidades da Cotrisul. Para fazer frente a essa demanda, a cooperativa mobilizou cerca de 200 trabalhadores temporários, além de ter ampliado suas estruturas de armazenagem em mais um milhão de sacos, em comparação à 2023.

Foto: Eduarda da Silva Ferreira

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *