Vinte das 50 cadeiras de cinema da Casa de Cultura Mário Quintana salvas da enchente vieram ganhar vida nova na Casa de Cultura Juarez Teixeira, em Caçapava do Sul. Elas pertenciam à Sala Norberto Lubisco (uma das três da Cinemateca Paulo Amorim) e agora ajudarão a compor a Sala Cine Lux, pequena sala de cinema que será inaugurada no final de julho. O espaço nasce com a responsabilidade de honrar o legado desses móveis que por tantas décadas receberam o público em Porto Alegre. As cadeiras chegaram na semana passada, já foram higienizadas e estão prontas para uso.
A doação foi realizada pela Cinemateca no marco do projeto Projeto Ñande Itan, que irá propor uma curadoria inclusiva e diversa para o espaço, e será apresentado por Patrícia Gerhardt Rangel e Carol Biberg, a partir do segundo semestre. O projeto irá desenvolver e oferecer uma programação educativa com ênfase na promoção de uma alfabetização audiovisual e capacitação de alunos e professores da rede pública local. Em seu nome o projeto Ñande Itan, traz palavras da língua Guarani (ñande – nossa) e do Yorubá (itan – história) e irá abordar estes públicos e temáticas.
A sala Cine Lux foi batizada com este nome em homenagem ao antigo cinema de Caçapava do Sul e ganhou identidade visual do caçapavano Andrè Dalmazzo. Será inaugurada com a mostra Caçapava é de Cinema!, que prevê a exibição gratuita de cinco filmes rodados na cidade e região: os longas de ficção Anahy de las Missiones, Senhores da Guerra e Valsa para Bruno Stein, e os documentários Bandoneando – a busca pelos bandoneonistas negros da campanha gaúcha e A Semi-Lua e a Estrela, sobre as corridas de cavalhadas. Também foram rodados em Caçapava episódios da minissérie Animal, da Rede Globo, e um episódio do De Carona com os Ovnis, apresentado por Fred Morsch no canal History Channel, que serão exibidos mais adiante. Em breve será divulgada a programação.
A sala de cinema da Casa de Cultura está sendo montada com verbas de lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, que custearam a compra de projetor, equipamento de som, ar condicionado, fechamento de janelas com blackout, desenvolvimento de identidade visual e transporte e limpeza de cadeiras, entre outros. Para o futuro, o projeto prevê exibições ao ar livre e sessões itinerantes as escolas.