Cooperativas arrecadam 1,5 tonelada de alimentos em Caçapava do Sul

Caçapava do Sul Cotrisul Destaque Geral

Adesão da comunidade foi fundamental para o sucesso do Dia de Cooperar 2024

Uma arrecadação recorde de alimentos e donativos foi feita no último final de semana em Caçapava do Sul. Ao todo, foram recolhidos 1.500 quilos de alimentos não perecíveis, 230 itens de higiene, 150 produtos de limpeza e 139 unidades de material escolar. Essas doações serão direcionadas para o município de Cachoeira do Sul, para atender a população atingida pela enchente de maio.

A mobilização foi feita em alusão ao Dia de Cooperar – também chamado de Dia C. É uma campanha nacional de visibilidade do cooperativismo e, no Rio Grande do Sul, foi voltada para o atendimento da população afetada pela inundação. Localmente, cinco cooperativas se uniram.

Cotrisul, Sicredi, Sicoob, Colégio Coeducar e Coopime (a cooperativa de alunos do Instituto Municipal de Educação) realizaram, no sábado, a arrecadação de donativos nos supermercados da cidade e do Durasnal. Graças à forte adesão da população, já no sábado a campanha havia arrecadado mais de uma tonelada de alimentos.

“Foi lindo. Agradecemos imensamente a todas as pessoas que fizeram suas doações e, também, à parceria dos supermercados Engenho, Peruzzo, Minuano e Rede Vivo, na área urbana, e ao Cotrisuper, no Durasnal”, diz Juliana Tolfo da Fontoura, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Cotrisul.

A professora coordenadora da Coopime, Juliane Lissner, também celebra a movimentação: “O evento do Dia C foi um sucesso, movimentou e agitou a cidade de forma positiva e solidária. Quanto à Coopime, o que mais chama a atenção é o engajamento dos alunos e sua energia em querer transformar e ajudar através dessas ações solidárias”.

No domingo, o grupo promoveu o Desafio Solidário das Cooperativas. Com modalidades de caminhada, corrida e ciclismo, o desafio tinha como taxa de inscrição a entrega de um donativo. Participaram 140 atletas e cerca de 50 voluntários trabalharam na organização.

Apesar do frio intenso, o evento foi um sucesso. O ponto de partida foi a rua General Osório, em frente ao Colégio Coeducar. A chegada, na mesma quadra, ficou em frente ao Mercado Tchê, cujo apoio foi decisivo para a realização do Desafio.

“O Dia C 2024 foi um marco para Caçapava, porque uniu cooperativas tanto de segmentos diferentes, quanto do mesmo segmento. E conseguiu fazer uma demonstração para a comunidade que cooperar é uma alternativa e agir cooperativamente faz a diferença no nosso meio”, avaliou o gerente do Sicredi, Breno Stefani.

O diretor do Colégio Coeducar, Rogério Nobre, destacou o impacto positivo do movimento na comunidade escolar. Segundo ele, pais, professores e alunos entenderam o propósito que uniu as cooperativas e somaram forças.

Já o gerente do Sicoob, Valdomiro Brito, descreve o sentimento que a ação despertou: “Fiquei muito feliz com a realização do evento, pois conseguimos atingir nossos objetivos de contribuir com a sociedade através das doações e, também, realizar a união das cooperativas demonstrando nossa força quando estamos juntos”.

Dia C na região

A Cotrisul, que tem unidades em outros municípios da região, repetiu a ação de arrecadação de donativos em Lavras do Sul e Santana da Boa Vista. Os voluntários arrecadaram 56 quilos de alimentos não perecíveis nas cidades vizinhas. A opção do Comitê de Sustentabilidade da Cotrisul foi doar o material arrecadado nos próprios municípios, através das entidades locais de assistência.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *