Um país gerido por políticos
O Brasil, um imenso país, com grandes potencialidades, tendo tudo para ser uma potência mundial, não consegue passar de um país subdesenvolvido em muitas coisas, e o grande culpado é o formato de gestão da coisa pública. No lugar de contar com ótimos executivos a frente de prefeituras, governos estaduais, governo federal e demais órgão públicos, temos políticos que assumem o cargo por indicação de partidos, geralmente sem nenhuma competência para tal função, muitos trabalham para satisfazer interesses de currais eleitorais ou simplesmente para ter uma renda.
Precisamos de Políticos competentes
O Brasil estaria muito melhor se não tivesse pessoas na função de legislador ou executivo de empresa públicas sem nada saber ou conhecer do que está fazendo. Assumir um cargo porque é amigo de outro político enquanto o correto é assumir um cargo ou função por critério de competência tem sido um grande desastre, nossa gestão pública é um caos, poucos são os políticos que tem competência para ajudar a melhor esse país, claro que temos bons políticos, mas esses são minoria.
Entregar a metade do que ganhamos para os políticos administrarem é incompreensível
Exatamente isso, nós empreendedores, donos de algum tipo de negócio do pequeno ao grande, trabalhamos muito, adoecemos pelos nossos negócios, lutamos muito para ter um negócio próprio, geramos empregos, rendas e mesmo não sobrando nada no final do mês, temos de entregar metade de nosso faturamento bruto aos políticos para que esses usem esses valores sem nenhuma preocupação de retorno a sociedade. Os políticos são incapazes de exercer com competência as atividades de um empresário, coisas como: comprar, construir, pagar contas, contratar funcionários, exceto o que já são empresários e esses infelizmente são poucos.
A nossa gestão pública é um poço sem fundos, construído por pessoas sem preparo e competência.
Administrar não é algo que se faz por delegação popular, administrar é lidar com recursos escassos que precisam ser gerenciados com critérios claros, que leve em conta o retorno, seja para o empreendedor ou para a sociedade no caso da gestão pública. Não há a mínima possibilidade de uma prefeitura, estado ou união ser administrada por políticos que não tenham conhecimento de gestão administrativa e econômica, a não ser que reconheçam a inaptidão, e para isso contratem bons executivos que possam trabalhar com autonomia.
Na escolha política a competência é enterrada pela popularidade
O candidato que abraça mais, sorria mais, parece um mulambo, que é bom de discurso é na maioria das vezes o preferido pelo povo, pois, vê nele a sua semelhança. Mas a pergunta que faço? É essa a pessoa que você quer que administre a prefeitura da sua cidade, o seu estado ou o seu país? Você depois vai cobrar o que desse tipo de cidadão que você escolheu? Nada, pois ele nunca conseguiu gerenciar nada na vida, como vai ser um bom prefeito, governador, presidente ou até mesmo um legislador. Mais uma vez quero dizer que existem ótimos prefeitos e excelentes vereadores, embora raros, visto a quantidade de problemas que temos, mesmo tendo esses bilhões de reais para gastar, valores esses retirado da sociedade.