Lançamento das pré-candidaturas a prefeito e vice-prefeito nas cidades da região
No dia 6 de outubro, data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, 155.912.680 eleitoras e eleitores estão aptos a comparecer às urnas e escolher representantes para as prefeituras e câmaras municipais.
Assim como ocorreu em eleições passadas, a maioria do eleitorado é composto de mulheres.
Elas representam 52% do total, alcançando o número de 81.806.914 eleitoras.
Já os homens somam 74.076.997 e equivalem a 48% do eleitorado. Outros 28.769 votantes não informaram o gênero pelo qual se identificam, o que representa 0,02% do total de eleitores. São essas pessoas que escolherão as candidatas e os candidatos que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios espalhados pelo país.
São Sepé – O cenário político de São Sepé começa a se definir com o lançamento das pré-candidaturas para as eleições municipais. No dia 27 de julho, o PP e o PSB realizaram uma convenção partidária para anunciar Marcelo Ellwanger e Rodrigo Ferreira como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. Já no dia 28 de julho, foi a vez de uma ampla aliança composta por PDT, MDB, PT, PSDB, Solidariedade e Cidadania homologar as pré-candidaturas de João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos, que buscam a reeleição.
Formigueiro – Em Formigueiro, as movimentações políticas também se intensificaram no final de julho. No dia 28, após convenção, o PP formalizou uma aliança com o PT, lançando Valdair Bortoluzzi como pré-candidato a prefeito e João Natalício como vice-prefeito. No dia 4 de agosto, o MDB apresentou seus pré-candidatos, com Cristiano Cezar Rubert para prefeito e Frank Trojahn Bordignon como vice.
Vila Nova do Sul – Vila Nova do Sul já tem seus pré-candidatos definidos. No dia 21 de julho, MDB e PP escolheram José Moura e Jonas Silva como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. Outra aliança foi formada entre PDT, PT e União Brasil, que apresentaram Sérgio Coradini e Luciane Andreazza como pré-candidatos para a prefeitura.
Lavras do Sul – Em Lavras do Sul, as convenções partidárias também resultaram em importantes definições. No dia 28 de julho, o PP lançou Renan Delabary como pré-candidato a prefeito e Vitor Soares, do PL, como vice-prefeito, com o MDB se unindo à chapa. Em 4 de agosto, o PDT realizou sua convenção e confirmou a pré-candidatura de Sávio Silveira à prefeitura, tendo Eduardo Luongo, do PSB, como vice.
Santana da Boa Vista – Santana da Boa Vista também já tem seus pré-candidatos definidos. No dia 27 de julho, o União Brasil lançou Clarisse Dutra como pré-candidata a prefeita. No dia 4 de agosto, o PDT completou o cenário político local ao lançar Alvari Tavares como pré-candidato a vice-prefeito Em 28 de julho, o PP e o PSD realizaram convenções e definiram Garleno e Paulo Sérgio como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Caçapava do Sul – Em Caçapava do Sul, o processo de lançamento das pré-candidaturas foi intenso. No dia 27 de julho, o PDT apresentou Ilson Tondo como pré-candidato a prefeito e Pedro Gaspar como vice. Em 28 de julho, o União Brasil, coligado com o PT, lançou Patrícia Castro como pré-candidata a prefeita e Pedro Norton Ferreira como vice. No dia 31 de julho, PSB e MDB oficializaram Darlan Freitas e Otávio Saldanha como pré-candidatos a prefeito e vice. Por fim, em 3 de agosto, o Progressistas lançou Marcelo Spode como pré-candidato a prefeito, com Mariano Teixeira como vice.