CAÇAPAVA GANHA MÚSICA INSPIRADA NO TERRITÓRIO E COMUNIDADE

Caçapava do Sul Destaque Geral

Tema será executado em concerto gratuito promovido pela Casa de Cultura

O acordeonista paranaense João Pedro Teixeira, que esteve em Caçapava do Sul em abril deste ano a convite da Casa de Cultura Juarez Teixeira, volta dia 8 de dezembro para o primeiro Concerto de Natal da CCJT, e com um presente: uma música inspirada no território e no acolhimento da comunidade. A obra Suíte Caçapava do Sul tem três movimentos – Charrua, Minuano e Guarani, Memórias da Terra e C.C.J.T.- e será executada pela primeira vez nesta data. O espetáculo acontece às 19h, na Capela Nossa Senhora de Fátima, com entrada gratuita.

O músico destaca que a obra é inspirada no acolhimento que a cidade deu à ele e a seu trabalho, na beleza do Geoparque e na força e energia da Casa de Cultura e de suas histórias. De acordo com o diretor da Casa, Juarez Teixeira, este é um presente para a comunidade após um ano com tantos desafio para os gaúchos. “Dependendo da receptividade, o nosso desejo é que alguma empresa se apaixone pela ideia do concerto de Natal e nos ajude a transformar este projeto num evento anual”, acrescenta Gisele Teixeira.

REPERTÓRIO DE NATAL – A homenagem à cidade será apresentada durante o concerto Acordeon Universal, um formato inédito explorado pelo músico, com vários instrumentos da família do acordeon, mas mas desta vez com um repertório inspirado no Natal. O artista interpretará obras decompositores como Leonard Cohen, Vivaldi e Bach, entre outros, além de seus temas autorais, mostrando toda a versatilidade da“gaita”, como é conhecida pelos gaúchos, como um instrumento popular e erudito. Uma oportunidade de conhecer ao vivo os sons do Acordeon Piano, Acordeon Diatônico, Concertina Portuguesa, Organetto Italiano, Organetto Alemão, Bandoneon e do milenar Sheng, entre outros.

CONHEÇA O ARTISTA – JOão Pedro Teixeira é acordeonista, compositor e arranjador, reconhecido por seu estilo original e marcante. Além do Brasil, já se apresentou em vários países, como Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Áustria, Itália, Suíça, França, Hungria e Romênia. Ele é bacharel em acordeon pelo Conservatório Musical Som Maior, onde estudou com o professor Waldir Teixeira, além de ter recebido formação dos acordeonistas Acioly Machado e Adelar Bertussi na infância. Seu “Mestrado dos Sonhos” foi concluído após 12 anos de convivência com Hermeto Pascoal em Curitiba. Sua discografia inclui nove CDs, três DVDs, um documentário e inúmeras participações em outros projetos. João Pedro acaba de voltar da Itália, onde deixou sua mão impressa no hall da fama do Museo Delle Impronte Grande della Filarmonica, eternizando assim o seu nome junto a grandes nomes do acordeon, como Art Van Damme, Frank Marocco, Paolo Gandolfi, Richard Galliano, entre outros.

SESSÃO ESPECIAL CINE LUX – Quem quiser saber mais sobre este músico, está convidado para a sessão do documentário “João Pedro Teixeira – Universalizando o Acordeon”, que será exibido na Sala Cine Lux da Casa de Cultura na sexta-feira dia 6, às 19h. Entrada gratuita.

Apoio Cotrisul e Laboratório Santa Lúcia.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *