Na tarde da última quinta-feira (28), o Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro foi palco do 2º Encontro dos Estomizados de Caçapava do Sul. O evento teve como foco o bem-estar, os cuidados básicos e as orientações essenciais para as pessoas estomizadas.
Realizado pela equipe do Centro Materno Infantil, sob a organização da enfermeira Keila Menino e da coordenadora dos estomas, Daiane Marques, o encontro contou com palestras ministradas por profissionais como a psicóloga Sandra Monego, a fonoaudióloga Marina Dias Cavalheiro, a assistente social Dielli Barbosa e a nutricionista Suelin Linhares.
O evento abordou temas práticos e promoveu um espaço de troca entre os participantes, que compartilharam suas experiências e histórias de superação. Atualmente, o Centro Materno Infantil do município atende cerca de 50 pacientes ostomizados oferecendo serviços como cadastro, fornecimento de materiais, orientação e programas de educação para o autocuidado, com o objetivo de promover mais autonomia e qualidade de vida para os pacientes.
O vereador Mariano Teixeira (PP), grande apoiador da causa, não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem destacando: “Mesmo não estando presente, reafirmo meu total apoio a essa causa tão importante para a saúde e a qualidade de vida dos estomizados em nosso município. Seguimos juntos nessa luta.”
O assessor Luiz Carlos Venite representou o vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), que também enviou sua mensagem: “É gratificante ver iniciativas que promovem mais dignidade e autonomia para os estomizados. Continuaremos trabalhando para fortalecer esse importante atendimento.”
Notícia: Giovana Lopes
Fotos: Giovana Lopes