A prefeitura de Caçapava do Sul irá realizar fortes investimentos para qualificar o sistema de iluminação pública, obras de pavimentação e modernizar a mobilidade urbana. Através do programa Caçapava Rumo aos 200 Anos, serão destinados R$ 32 milhões em projetos de infraestrutura da cidade que se prepara para as comemorações do bicentenário, que acontece em 2031. Do total de investimentos, R$ 21 milhões serão viabilizados através de uma linha de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Nesta quarta-feira (dia 19/2), o prefeito Marcelo Spode sancionou a lei que autoriza a operação de crédito na presença do diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior. Conforme o programa, os recursos do financiamento irão permitir, entre outras obras, a substituição de mais de 4.200 pontos de iluminação pública por lâmpadas LED, revitalização do asfalto das avenidas Lima e Silva e Presidente Kennedy, além da pavimentação de diversas ruas e melhorias em espaços públicos.
“Através das parcerias com as prefeituras, o banco reforça a sua missão em apoiar o desenvolvimento econômico e social nas mais diferentes regiões”, destacou Ranolfo.
Com recursos próprios e convênios com o governo do Estado e a União, o programa Caçapava Rumo aos 200 Anos prevê também a construção de um galpão de triagem de resíduos sólidos, reconstrução de pontes, cercamento eletrônico, a construção de um ginásio na Promorar e de uma nova policlínica, assim como a construção de uma rua coberta na cidade. Há ainda a previsão de investimentos para fortalecer o turismo no município.
O encontro contou, também, com as participações do diretor do Banrisul Consórcio, Otomar Vivian (também ex-prefeito de Caçapava do Sul e ex-diretor do BRDE); do secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Stener Camargo de Oliveira, e pelo adjunto da Pasta, Paulo Nogara. O chefe de Gabinete da Diretoria do BRDE, Maurício Mocelin, e o gerente de Operações do Setor Público e Infraestrutura do banco no âmbito do RS, André Gotler, igualmente estiveram presentes.