Natural de Caxias do Sul e atualmente residente em Caçapava do Sul, o estudante Dagoberto André dos Santos Júnior, de 27 anos, foi selecionado entre os 80 participantes de todo o Brasil na 4a edição do Desafio LED – Me dá uma Luz Aí, iniciativa nacional realizada pela Globo em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Em 2025, o desafio recebeu 3.348 inscrições, e a ideia de Dagoberto foi escolhida entre as mais promissoras do país.
Estudante do curso de Licenciatura ABI em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Caçapava, Dagoberto inscreveu sua proposta respondendo à seguinte pergunta norteadora: “A partir da sua experiência, qual projeto você implementaria para resolver o problema da educação que mais afeta você e sua comunidade?”
Agora, ele participará de uma jornada de aprendizagem com os demais selecionados, na qual transformará sua ideia em um protótipo. Cada etapa do processo é eliminatória e apenas cinco vencedores dividirão o prêmio de R$ 300 mil, além de ganharem uma viagem ao Festival LED, no Rio de Janeiro, e sessões de mentoria para o desenvolvimento contínuo do projeto.
O Desafio LED é parte do Movimento LED – Luz na Educação, que busca impulsionar soluções inovadoras para os desafios da educação no Brasil. Em 2024, a iniciativa recebeu 2.396 inscrições. O crescimento significativo do número de projetos em 2025 evidencia o fortalecimento da rede de jovens mobilizados pela transformação educacional.
Dagoberto traz em sua trajetória o compromisso com a mudança social desde a juventude. Foi presidente do grêmio estudantil aos 13 anos e, em 2017 aos 19, tornou-se o presidente de bairro mais jovem de Caxias do Sul. Com formação escolar integralmente na rede pública, iniciou o curso de Direito em uma instituição privada, mas precisou interromper os estudos por dificuldades financeiras. Mesmo assim, nunca abriu mão de seu maior sonho: transformar o mundo por meio da educação.
Em 2023, foi aprovado no curso de Licenciatura da UNIPAMPA e mudou-se para Caçapava do Sul, onde passou a integrar o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A vivência no curso fortaleceu sua certeza de que a educação é a base para a justiça social, igualdade e cidadania. “Acredito que a educação é a chave para um país mais justo, com oportunidades reais para todos. O Desafio LED é uma chance de mostrar que ideias simples, quando nascem da realidade das comunidades, podem ter um impacto enorme”, afirma o estudante.
Representando o Rio Grande do Sul nessa etapa nacional, Dagoberto carrega a esperança de milhares de jovens brasileiros que veem na educação não apenas um caminho individual, mas uma poderosa ferramenta de transformação coletiva.
Link de matérias referente ao Desafio Led 2025:
● Resultado dos 80 classificados:
https://somos.globo.com/google/amp/movimento-led-luz-na-educacao/noticia/desafio
-led-divulga-os-80-selecionados-para-a-segunda-etapa.ghtml
● Chamada de inscrições abertas e maiores informações:
https://somos.globo.com/movimento-led-luz-na-educacao/noticia/estao-abertas-as-in
scricoes-para-o-desafio-led-me-da-uma-luz-ai.ghtml