Profissionais participam de painel com orientações sobre enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Na noite desta segunda-feira (19), o Salão de Atos da SMEEL, anexo ao Instituto Municipal de Educação, recebeu o painel “Orientações sobre como agir diante de situações de violência”, um encontro voltado a professores, orientadores educacionais, profissionais da saúde, pais e responsáveis.

O evento teve início às 19h e reuniu especialistas e autoridades para discutir estratégias de encaminhamento e protocolos de ação diante de casos de violência contra crianças e adolescentes que possam chegar ao conhecimento da comunidade escolar.

O painel contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Cristina Spode, do delegado da Polícia Civil, Bruno Carnaúba, da sargento da Brigada Militar Teresa Cristina Leal dos Santos, da psicóloga Débora Freitas, dos promotores Dr. Guilherme Guerra e Dra. Gabriela Cristina, além da assistente social do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). “A participação de todos contribuiu para o aprofundamento das discussões sobre a rede de proteção”, destacou Cristina.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer os procedimentos adequados para identificar, registrar e encaminhar casos de violência, com ênfase na importância da escuta qualificada e do trabalho intersetorial. Os profissionais reforçaram o papel da escola e da comunidade como agentes de proteção, alertando para os sinais que podem indicar situações de abuso físico, psicológico, negligência ou exploração.

A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e a Escola Dinarte Ribeiro, que reforçam o compromisso em fortalecer a rede de apoio e proteção à infância e adolescência.

O painel também serviu como espaço para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, reforçando a importância da capacitação contínua dos profissionais envolvidos no cuidado e na educação de crianças e adolescentes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *