Foto Fabian Ribeiro / OzaFilms
Público saboreou pratos típicos, preparados em 18 estações gastronômicas, com fogo de chão
Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Assado Fronteiriço, evento que marcou o sábado de encerramento do 9º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, que ocorre no Parque Internacional onde as cidades de Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai) se unem.
Esta grande experiência gastronômica já é uma tradição e celebra a culinária tradicional da fronteira, com mais de 40 profissionais, incluindo assadoras, assadores e chefs do Brasil e Uruguai. A oferta foi organizada em 18 estações de carne, massas uruguaias, empanadas, pratos campeiros e o tradicional doce fronteiriço, o chajá.
Mais que um banquete, o Assado Fronteiriço foi, uma vez mais, o momento adequado para o grande público (formado por moradores da fronteira e turistas) conhecer e valorizar os produtos locais, que celebram todas as influências culturais dos saberes e sabores desse Destino Binacional.
A programação desse último dia de Fronte(i)ra também abriu espaço para celebrar a erva mate e suas variações de mate uruguaio e chimarrão brasileiro. O pesquisador Tau Golin, autor de “Mateando: Os Ervais dos Povos Indígenas”, falou sobre o chimarrão como símbolo cultural e social, ressaltando sua importância histórica desde os povos indígenas até o cotidiano atual.
Já Fernanda Valente e Rodrigo Schlee, da Materia Capitão Rodrigo (Gramado), apresentaram a erva-mate como patrimônio cultural da fronteira Brasil–Uruguai, em uma oficina prática com diferentes tipos de ervas e cuias. A bebida tradicional ainda foi objeto de lançamento de livro, às 18h30, quando o escritor Javier Ricca autografou “El Mate” no pavilhão da II Feira Binacional do Livro.
O evento deste ano foi um dos mais diversos, com discussões em diferentes âmbitos e notícias positivas para a região. O Ministério da Cultura do Brasil anunciou que está finalizando o edital que viabilizará uma modalidade específica da Lei Rouanet voltada para as zonas de fronteira. O volume de recursos dependerá da adesão das empresas, e a expectativa é que as primeiras inscrições sejam abertas em 2026.
O 9º Fronte(i)ra é realizado pela Mesa Departamental de Turismo Destino Rivera e pelo Sindilojas de Sant’Ana do Livramento e tem apoio do Ministerio de Educación y Cultura (Uruguai) e o patrocínio do Banco de la República Oriental del Uruguay, do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca (Uruguay), do Magalu, da Embratur, da Caixa, da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, e do Governo Federal do Brasil, através dos ministérios da Cultura, do Turismo, da Integração e do Desenvolvimento Regional.


