Por William Brasil
Aconteceu na noite desta quinta-feira (10) uma reunião entre a Prefeitura e os representantes dos Centros de Tradições Gaúchas de Caçapava do Sul para discutirem as ações de celebração da Semana Farroupilha, de 13 a 20, no município.
A reunião agendada pela Secretaria de Cultura e Turismo contou com a presença da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e membros técnicos do Comitê de Combate ao coronavírus do Município que discutiram protocolos a serem tomados durante a Semana de enaltecimento da Cultura Gaúcha. Jair Bairros, representante da 18ª Coordenadoria também se fez presente e informou como vêm ocorrendo a programação nos demais municípios da Coordenadoria.
Foi decidido em conjunto com os Patrões, Patronesses e demais representantes que, devido a Pandemia, neste ano, as entidades não farão seus tradicionais bailes, jantares, rondas e apresentações artísticas para resguardar a saúde da população e de seus associados.
De acordo com a Secretária de Saúde, que leu um protocolo emitido pelo Comitê, entidades que tiverem interesse em realizar a venda de “marmitas-farroupilhas”, com almoços ou jantares pegue e leve, ou tele-entrega, para garantir a saúde financeira de seus centros de tradição, poderão, desde que observado os protocolos e apresentado ao Comitê o plano de ação com a data. Também foi informado que Lives artísticas, sem a participação de público, poderão ser realizadas pelos CTGs. Algumas entidades solicitaram retorno de jogos de bocha, o que será avaliado pelo Comitê de acordo com plano de ação de cada entidade para combate a Pandemia e mediante assinatura de termo de responsabilidade por parte da patronagem dos CTGs.
Em relação aos Tradicionais desfiles de Abertura e de Encerramento, devido a Pandemia, foi decidido que, para manter a Chama Crioula acesa e suas tradições, será feito um ato simbólico neste sábado, dia 12, às 11h, em Frente ao Centro de Cultura, com a participação de apenas um representante de cada CTG, quando estes assistirão o Coordenador da 18ª Coordenadoria, Márcio D’Ávilla entregar a chama Crioula ao representante da Secretaria de Cultura e Turismo, que guardará a Chama Crioula ao longo da Semana Farroupilha. Neste ano, excepcionalmente, conforme acordado com os Centros de Tradições Gaúchas do Município, a Chama não será repassada para as rondas para evitar contato físico e resguardar a saúde de todos. O evento não terá a presença de público e a cerimônia será transmitida ao vivo pela Prefeitura Municipal.