Prefeitura se reúne com Patrões de CTGs para discutirem Semana Farroupilha Simbólica

Caçapava do Sul Cultura Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul


Por William Brasil

Aconteceu na noite desta quinta-feira (10) uma reunião entre a Prefeitura e os representantes dos Centros de Tradições Gaúchas de Caçapava do Sul para discutirem as ações de celebração da Semana Farroupilha, de 13 a 20, no município.
A reunião agendada pela Secretaria de Cultura e Turismo contou com a presença da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e membros técnicos do Comitê de Combate ao coronavírus do Município que discutiram protocolos a serem tomados durante a Semana de enaltecimento da Cultura Gaúcha. Jair Bairros, representante da 18ª Coordenadoria também se fez presente e informou como vêm ocorrendo a programação nos demais municípios da Coordenadoria.
Foi decidido em conjunto com os Patrões, Patronesses e demais representantes que, devido a Pandemia, neste ano, as entidades não farão seus tradicionais bailes, jantares, rondas e apresentações artísticas para resguardar a saúde da população e de seus associados.
De acordo com a Secretária de Saúde, que leu um protocolo emitido pelo Comitê, entidades que tiverem interesse em realizar a venda de “marmitas-farroupilhas”, com almoços ou jantares pegue e leve, ou tele-entrega, para garantir a saúde financeira de seus centros de tradição, poderão, desde que observado os protocolos e apresentado ao Comitê o plano de ação com a data. Também foi informado que Lives artísticas, sem a participação de público, poderão ser realizadas pelos CTGs. Algumas entidades solicitaram retorno de jogos de bocha, o que será avaliado pelo Comitê de acordo com plano de ação de cada entidade para combate a Pandemia e mediante assinatura de termo de responsabilidade por parte da patronagem dos CTGs.
Em relação aos Tradicionais desfiles de Abertura e de Encerramento, devido a Pandemia, foi decidido que, para manter a Chama Crioula acesa e suas tradições, será feito um ato simbólico neste sábado, dia 12, às 11h, em Frente ao Centro de Cultura, com a participação de apenas um representante de cada CTG, quando estes assistirão o Coordenador da 18ª Coordenadoria, Márcio D’Ávilla entregar a chama Crioula ao representante da Secretaria de Cultura e Turismo, que guardará a Chama Crioula ao longo da Semana Farroupilha. Neste ano, excepcionalmente, conforme acordado com os Centros de Tradições Gaúchas do Município, a Chama não será repassada para as rondas para evitar contato físico e resguardar a saúde de todos. O evento não terá a presença de público e a cerimônia será transmitida ao vivo pela Prefeitura Municipal.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *