Quanto vale um diploma do ensino superior?

Colunistas Geral

Existe uma obsessão por parte dos jovens em ter um Diploma do Ensino Superior, desde criança quando os pais ansiosos tentam saber o que os filhos pensam com relação ao futuro, que profissão querem seguir e qual faculdade pretendem fazer. Muitos desses pais tentam induzir o filho a seguir uma determinada profissão por alguns motivos: status, dinheiro ou algo que o pai ou a mãe tinha desejo de fazer e não o fez e buscam concretizar esse sonho através do filho. Para muitos o diploma de curso superior está acima do conhecimento, querem o diploma para constar nos currículos, principalmente quando prestam um concurso público que em muitos casos pontua favoravelmente quem tem o diploma, não estou dizendo que é errado essa maneira, mas vejo esse procedimento como um incentivo a muitos jovens de buscarem um diploma sem mesmo se preocuparem com o que estão aprendendo ou onde irão aplicar esses conhecimentos.
Chegamos ao ponto de ter pessoas que compram Diplomas falso oferecidos na internet pagando um valor elevado apenas para ter um papel que atesta uma qualificação que não tem e que apenas servirá para usar num concurso público ou até mesmo na busca de um trabalho numa empresa privada. Esse pra mim é o cúmulo do desejo de ter um diploma sem mesmo nunca ter feito um dia de aula na formação que consta do dito diploma, algo extremamente perigoso para muitas profissões que necessitam realmente de muito conhecimento e que o diploma é uma prova de que tal profissional cursou aquela faculdade.
Mas a pergunta desse artigo é: Quanto vale um diploma de ensino superior? Essa pergunta nos leva a algumas considerações importantes, se for para fazer um concurso público o diploma tem importância mesmo que a pessoa não tenha nenhum conhecimento ou habilidade na formação atestada, mas quando falamos do setor privado que é o maior empregador do País, digo que o diploma pouco ou quase nade de importância tem, para o contratante o que interessa é a capacidade do contratado de resolver as necessidades do cargo que vai exercer dentro da empresa.
Hoje o curso superior não é mais o grande diferencial para um profissional conquistar um bom emprego ou ter seu próprio negócio, sei que muitos acharão estranho essa colocação vinda de um ex- professor universitário, mas é exatamente por ter sido professor por mais de duas décadas que me habilita a dizer tal coisa, vi ao longo da minha jornada acadêmica centenas de alunos que entravam na universidade sem saber o que estavam fazendo e nem para que estavam estudando, apenas queriam atender a necessidade da sociedade que olha com outros olhos quem tem um curso superior, mas dizer que estar nessa posição é garantia de sucesso profissional seria mentir, muitos alunos se formam nas universidades e depois acabam trabalhando em algo totalmente diferente da formação, por falta de oportunidade? Não, por falta de qualificação. Quero dizer com isso que o sucesso profissional não está atrelado a necessidade de ter um curso superior, mas sim uma formação com qualificação que prepare você para exercer algo com maestria. Fazer uma faculdade para dizer que tem um curso superior, colocar uma foto num quadro, sem uma qualificação de verdade, nada vale, nem mesmo para status, foi apenas tempo perdido

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *