Município receberá homenagem em Festival que enaltece cultura afro no estado

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Por William Brasil

Caçapava do Sul foi convidada para ser o município homenageado no Festival Cabobu, que será realizado em Pelotas, entre os dias 21, 22 e 23 de Abril deste ano e que enaltece a Cultura Afrobrasileira através do Sopapo (instrumento de tambor de origem africana).
O convite foi feito pela produtora do evento, Sandra Narcizo, que teve seu projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC) e pela Natura Musical. A produtora esteve com sua equipe em Caçapava do Sul na manhã desta segunda-feira (23), onde se reuniu com o prefeito Giovani Amestoy, a Coordenadora Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Catia Cilene Dutra Morais, o Secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, e o Coordenador de Comunicação, William Brasil.
“O Festival que foi idealizado em 1999 e 2000 por Giba Giba, músico, pesquisador e ativista
cultural (em memória), está sendo resgatado, nesta terceira edição, em parceria com Edu Nascimento (seu filho) e homenageia mestres da Cultura Negra do Rio Grande do Sul, bem como promove a discussão da pauta da equidade e racismo. Estamos convidando Caçapava pelo trabalho do Compir e do Município pela promoção da igualdade e por ser berço do Sopapo, assim, como Pelotas, e ter pessoas como Tio Cida (Mestre de Sopapo) e o Grupo Clara Nunes, que fazem apresentação com o instrumento”, disse Sandra.
O festival, cujo nome leva as iniciais dos mestres precursores do instrumento no Estado, Cacaio, Boto e Bucha – CABOBU terá mesas redondas (com participação do Compir), oficinas, e shows locais e nacional (com artistas renomados a confirmarem), é gratuito e aberto ao público. O Cabobu, que foi contemplado pelo Projeto de Incentivo Cultural da Natural, vencendo outros mais de mais de 3.720 projetos enviados de todo o Brasil, tem também o apoio da Prefeitura de Pelotas.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *