Responsáveis dos laboratórios do município reúnem-se com Secretária da Saúde

Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

Na quinta-feira, 19/01, reuniram-se na Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul, a Secretária de Saúde, Inês Salles, junto aos responsáveis pelos laboratórios do município, Alexandre Nabaes e Gabriela Abascal, o laboratorista da 8ª Coordenadoria de Saúde, Antoninho Teixeira Júnior, e responsáveis pelos setores de Epidemiologia e Vigilância Ambiental do município, a fim de discutirem as novas formas de testagem para exames de Dengue, Zika e Chikungunya autorizadas este ano pelo Ministério da Saúde.
Em meio a revisão sazonal do Plano de Contingências para Epidemias de Dengue, a Portaria da Secretaria Estadual de Saúde nº 1.281/2022 autorizou que testes para Dengue e demais arboviroses passassem a ser testados dentro do próprio município, através de laboratórios conveniados e dentro dos critérios técnicos exigidos, agilizando em até um mês o resultado de suspeitas de Dengue. Visto que, em 2022, em meio ao surto da doença registrado pelo estado em abril, chegou a atingir.
Desta forma, em poucos dias é possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado dessas doenças, proporcionando, principalmente, as ações ambientais de Bloqueio de Transmissão Viral e borrifação de inseticidas, quando for o necessário.
No ano de 2022 foram 66.779 casos de Dengue no estado e 66 óbitos registrados. Em Caçapava do Sul foram 04 casos de Dengue importados de outros municípios, deixando em alerta a localidade para a condição ambiental dos imóveis, pois novos focos do mosquito Aedes aegypti aumentam ainda mais o risco de transmissão da doença em casos comunitários.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *