O ranço com o capitalismo

Colunistas Geral

Na busca por um título que chamasse a atenção desse artigo, logo me veio a palavra “Ranço com o capitalismo” porque é isso que percebo nas últimas décadas no Brasil. Mas onde começa tudo isso? Pode crer que foi onde deveria pregar o ensinamento sem ideologia, os grandes pregadores estão dentro das universidades e escolas, professores que deveriam ensinar sem viés político ou ideológico passam o tempo inteiro disseminando falácias sobre o capitalismo, fazendo a cabeça dos nossos jovens a ponto de vermos os resultados no dia a dia quando ouvimos desses que o capitalismo é algo maléfico, desprezível que faz mal a sociedade, mesmo sem saber qual o sistema ideal.
Senti isso dentro da minha família, alguém que estudou numa universidade federal foi pra lá livre das ideologias e saiu formada em anticapitalismo, falando que empresário é burguês, mas esquece que todo o tempo que teve estudando sem trabalhar foi sustentada por um capitalista/Burguês que pagou as suas contas, e ainda depois de formada como acontece com muitos jovens, seguidamente precisa recorrer ao “Capitalista” para poder pagar as suas contas. Mas os pregadores dessa filosofia se valem da ignorância das pessoas, principalmente dos jovens que não tem vivência e nem conhecimento da realidade que os cerca e por isso são presas fáceis desses pregadores do anticapitalismo.

Existem vários definições sobre capitalismo, mas de forma simples e clara o capitalismo é um sistema que prega a liberdade econômica e o direito a propriedade privada, que incentiva a produção de bens e serviços de forma concorrencial, visando abastecer as pessoas de produtos e serviços eficientes. É um sistema que propicia o equilíbrio nos mercados entre oferta e demanda, nesse sistema o grande diferencial é a capacidade de gestão, capacitação e especialização dos empreendedores, mais ainda, nele qualquer um pode ter o seu próprio negócio, micro, pequeno ou grande, existe espaço para todos, inclusive para os que buscam um emprego.
Mas o conceito distorcido que é pregado por alguns é de que o capitalismo é o poder na mão de uma classe minoritária que existe para explorar e que prioriza o lucro em detrimento do trabalhador. A quem chamam de explorador, os 1% dos empresários brasileiros que donos de grandes empresas ou os 99% dos donos de negócios que são micro ou pequenas empresas, infelizmente colocam todos no mesmo saco. Deixa-me te perguntar: Quem mais explora você? O sistema capitalista ou o governo? Quem fica com a maior parte dos seus ganhos, as empresas através do lucro ou o poder público através dos tributos? A resposta é simples e não tem contestação, pois é o setor público, através de tributos que fica com quase metade dos seus rendimentos e sem piedade te cobra mesmo se você tiver sem passando por dificuldades.
Para finalizar, pergunto: Qual o país símbolo do capitalismo? Os Estados Unidos, certo. Você já viu alguém tentando fugir de lá para outros países? Muito pelo contrário as pessoas fazem de tudo para irem morar lá, então como pode o capitalismo ser tão ruim se todos querem morar num país capitalista. Enquanto isso em Cuba um dos poucos ainda a aplicar o socialismo vê todos os dias pessoas tentando fugir de lá, morrendo nos oceanos em pequenos barco que usam para fugir, então se é tão bom lá porque fogem, muitos indo exatamente para os estados unidos. Então não me venham como conversa fiada e ideologia utópica que nunca funcionou em lugar nenhum, poderia citar o exemplo de Taiwan que foi formada por chineses que fugiram do socialismo ditatorial e criaram uma nação capitalista rica com a maior renda per capita do mundo. Poderia me dizer que não é socialista e nem capitalista, então você é o que? Vive em que mundo? Qual a sua tese de sistema que funciona perfeitamente?

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *