Dia histórico: lançada a primeira estação de tratamento de esgoto de Caçapava do Sul.

Caçapava do Sul Destaque Geral Política Rural Saúde

Ao meio-dia da segunda-feira, dia 19, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, AABB Caçapava do Sul, houve o lançamento da primeira estação de tratamento de esgoto do município, que é um antigo e grande anseio da comunidade caçapavana. A partir de agora, o projeto está concretizado, tendo em vista que, em sua edição de hoje, o Diário Oficial do Estado já apresentou a devida publicação.

Presentes ao evento, autoridades, lideranças e segmentos. Nas explanações, foram dados detalhes de como tudo vai funcionar, em entrevista para a reportagem do jornal A Palavra e CaçapavaOnline. “Hoje nós estamos lançando o edital da primeira estação de esgoto aqui de Caçapava do Sul, contando com a presença do secretário de Obras do Estado, Fabiano Pereira, o qual veio assinar o edital aqui, que foi publicado hoje no Diário Oficial, ou seja, já é algo que é concreto, que realmente vai acontecer, então nós podemos anunciar isso hoje, e darmos prosseguimento nessa grande obra, que para nós, é motivo de orgulho e satisfação, que vem a atender uma demanda muito antiga da nossa comunidade, que, é tratar o esgoto, cuidar da saúde pública das pessoas, dar direito ao saneamento básico, e a Corsan vem cumprir aquilo que está em contrato, que é o tratamento de esgoto, então, para nós é muito bom, é uma obra que vai beneficiar essa, e, certamente, as próximas gerações”, comentou o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy.

Segundo o secretário de Obras do Rio Grande do Sul, presente ao evento, Fabiano Pereira, a obra será um grande investimento. “Aqui nós tínhamos uma realidade, que é a construção do tão sonhado esgoto para Caçapava do Sul, que, hoje, não há nenhum, tem zero por cento coletado e tratado, o que para o século vinte e um nos envergonha, e muito, que isso aconteça, e, nós, começamos a trabalhar, e, felizmente agora estamos lançando o edital, hoje. Dia 13 de abril abrem as propostas, e logo logo nós teremos aí, 8,2 milhões de reais investidos aqui em Caçapava do Sul, para a construção da estação de tratamento de esgoto. Vai sair um outro edital, agora, no próximo trimestre, para as redes coletoras, então, nós teremos, investimento de quase vinte milhões de reais, da companhia, sendo um dos maiores investimentos do governo do Estado nos últimos vinte anos em obras aqui em Caçapava do Sul”, explicou.

Ainda, para o secretário, os benefícios são variados e positivos. “Nós vamos ter a estação de tratamento, depois vai ter as redes coletoras, sem dúvida nenhuma, fazer esgoto não é fácil, porque acaba abrindo buraco, trazendo transtornos, é algo que não se enxerga, porque está embaixo da terra, mas, o benefício não tem preço, tu teres uma cidade com esgoto coletado, tratado, com o meio ambiente preservado, com a saúde valorizada, com um patamar de primeiro mundo, isso não tem preço, é algo muito importante, e, vai significar, sim, uma boa valorização muito grande para Caçapava do Sul, de uma obra sonhada há muitos anos”, salientou Fabiano Pereira.

Também, de acordo com o diretor administrativo da Companhia Rio-Grandense de Saneamento, Marcus Vinícius Almeida, a obra trará benefícios para a saúde da população e ainda, ao meio ambiente. “O povo está, realmente, gritando por qualidade de vida, e qualidade de vida é sim, educação, é sim, saúde, é segurança, mas, antes de tudo, é saneamento, é um cuidado com o meio ambiente, e, esse trabalho que está sendo feito aqui em Caçapava, do ponto de vista da Corsan é estratégico, porque mexe com uma das cidades mais antigas do Estado, e entrega a essa comunidade, que tanto tempo lutou, que tanto cresceu, que tantas conquistas tiveram, algo que até então lhe era carente: saneamento básico completo”, disse.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *