Lideranças debatem mineração e propostas de desenvolvimento

Caçapava do Sul Destaque Lavras do Sul Minas do Camaquã Região Santana da Boa Vista

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa audiência pública, na tarde de segunda-feira (9), que expôs preocupações de ambientalistas e lideranças das comunidades que receberão empreendimentos de mineração.
A audiência teve a participação dos prefeitos Giovane Amestoy (Caçapava do Sul) e Ito Freitas (Santana da Boa Vista), além de lideranças e políticos que acreditam no desenvolvimento que o projeto de mineração trará à região.
O prefeito de Santana da Boa Vista, Ito Freitas, afirmou que entende as posições contrárias à mineração, mas defende que o tema seja tratado com serenidade. “Não é a salvação da lavoura e nem o fim do mundo. Mas pode ser uma porta para a geração de empregos”, acredita.
Com 8.400 habitantes, o município tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. “Nos últimos quatro anos, teve taxa de emprego negativo. Em 2017, o índice foi 4% negativos”, afirmou, revelando que em audiência pública realizada no município no ano passado a ampla maioria da população local se manifestou favorável ao projeto de mineração.
Na mesma linha, o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, disse que é favorável à mineração, pois a região é pobre e precisa gerar empregos. Em duas audiências públicas realizadas no município, a população, conforme ele, se manifestou a favor do empreendimento. “Há empresas de mineração que atuam há décadas na cidade sem criar qualquer problema para a população”, argumentou.

 

 

 

Com informações: Agência de Notícia ALRS

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *