Na noite desta quinta-feira, dia 03, a Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC), realizou na sede da entidade um evento em conjunto com o SEBRAE e os integrantes do projeto Líder para apresentar as estratégias para o desenvolvimento do turismo na região e a apresentação da Associação Gaúcha de Desenvolvimento do Geoturismo (AGEOTUR).
O evento teve a participação de representantes do SEBRAE, Ana Hoffman e Ana Paula Preussler, que traçaram durante o encontro o perfil estratégico do turismo da região do pampa. O projeto está sendo desenvolvido há três anos, com representantes de Caçapava do Sul, entre empresários e autoridades, com o objetivo de definir as potencialidades turísticas do município e da região da campanha. Este projeto envolve 11 municípios.
No mesmo encontro, o professor da UFSM, André Borba, apresentou aos convidados o projeto do Geopark, que deve ser construído em Caçapava do Sul, na nova área de expansão da Unipampa, onde o terreno foi doado no final de 2013.
No final da reunião, os integrantes da AGEOTUR foram apresentados aos empresários da cidade que participaram do encontro, autoridades locais como o Vice Prefeito Luiz Guglielmin e o Vice Presidente da Câmara Silvio Tondo, Secretários Municipais, o Ex-Prefeito Otomar Vivian e investidores em turismo. A Associação ficou assim constituída:
Presidente: Ciro Chaves
Vice Presidente: Cassius Poglia
Secretária: Ana Paula Corrêa
Vice Secretária: Jackeline Moreira
Tesoureiro: Luiz Carlos Araldi
Vice Tesoureiro: Rita Freitas
Conselho Fiscal
Patrícia Ferreira, Renata Miranda, Neli Abascal, Eraldo Vasconcelos, Carlo Guterres e Dulcina Schievelbein.
Conselho Científico
André de Borba, Felipe Guadagnin, Vinicius Matté, Maria Alice dos Santos, Jaíne Xavier e Lucas Osório.
O auditório da ACIC estava lotado durante o evento e os organizadores destacaram que o evento é um novo marco para o desenvolvimento do turismo da região, focando nas suas potencialidades. O Presidente da ACIC, Roberto Zamberlan, agradeceu no final a participação de todos, principalmente dos empresários, entidades de classe e clubes de serviço.