NO LIMITE, INFARTO, ACORDÃO, BIG BROTHER, RAINHA DA SUCATA, PINÓQUIO…

Caçapava do Sul Colunistas

NO LIMITE – Não é de hoje que alguns vereadores têm aproveitado o espaço regimental para tecer elogios às ações de administrações vizinhas. Pontes construídas em um dia pela equipe de obras de Santana da Boa Vista e estradas incrivelmente bem conservadas pela Secretaria de Obras de São Sepé (?) foram algumas das obras apontadas pelos edis. Agora quero ver é como vai ficar o elogio para a Prosperato que tem sede em Caçapava do Sul (Vila Progresso), mas a produção (plantação de oliveiras) em São Sepé. Esta semana a revista Globo Rural divulgou que esta empresa recebeu premiação na Itália pela qualidade de seu produto. O Prosperato Exclusivo Picual foi vencedor na categoria monovarietal (feitos com uma variedade de azeitona). O prêmio EVO International Olive Oil Contest 2018 (EVO IOOC), é a maior premiação da Itália e uma das mais importantes do mundo no mercado de azeites extra virgens e foi entregue em maio. Vendo a coisa por cima – literalmente – a culpa é do rio Santa Bárbara, que faz uma curva e abraça a Vila Progresso, mas deixa escapar as oliveiras pro lado sepeense. Mas, o ex-prefeito Otomar Vivian sempre que pode diz que o Santa Bárbara não separa as cidades de São Sepé de Caçapava, e sim as liga.

INFARTO – Caio Casanova, falando novamente sobre a solicitação da abertura de rua para que seja realizada ligação de água e luz em uma residência já construída em Caçapava do Sul, lembrou frase dita antigamente por Fernando Severo “A Secretaria de obras é o coração da prefeitura”. Sendo assim, para Caio, a Secretaria de Obras de Caçapava do Sul está com as veias entupidas!

ACORDÃO – Ricardo Rosso falou, com tom de insatisfação, sobre a mudança da demanda da Consulta Popular – Câmeras de vídeo-monitoramento – debatida exaustivamente em Caçapava do Sul. Rosso disse depois de escolhida a demanda segurança pública foi suprimida em Bagé. Marquinho Vivian foi mais longe e disse que em Bagé foi feito um acordão e que entidades de Caçapava que estavam presentes e concordaram com esta a mudança beneficiando outros municípios.

BIG BROTHER – Sobre a instalação das câmeras de segurança as quais já foram compradas e doadas pela comunidade ao Executivo e que até hoje não foram instaladas Rosso lembrou que bate nesta tecla desde 2015 e que estudos mostram que a instalação. No mesmo contexto o vereador Paulinho disse em plenário que os postes para instalação das câmeras já haviam sido adquiridos pelo Executivo. Foi aí que Silvio-Beleza saltou e perguntou ao porta-voz do governo Amestoy, vereador Paulinho Pereira, onde estão os postes. Na mesma onda Mariano Teixeira (que já esqueceu o “exequível”), também quis saber onde estão os postes e disse que não tá contra prefeito ou secretário, mas quer ver as coisas melhorando em Caçapava, mas do jeito que as coisas estão é melhor pedir para o prefeito Léo de São Sepé assumir o monitoramento de Caçapava. Marquinho falou sobre a necessidade de convênio com a Secretaria de Segurança do Estado para o vídeo-monitoramento, mas que há seis meses o Secretário de Segurança esteve reunido com caçapavanos que buscavam não o monitoramento mas a ‎transferência do delegado por puras questões políticas.

RAINHA DA SUCATA – Rosso deu uma de Dona Armênia, aquela da novela Rainha da Sucata, dizendo que não se incomoda em ver o prédio da prefeitura “na chom” desde quer o problema do prédio caindo aos pedaços seja resolvido. Ele fez indicação para que o município venda, derrube…mas faça alguma coisa. O que não pode é ficar pagando aluguel, disse. Marcia Gervásio lembrou que o prédio é patrimônio cultural e deveria ser preservado. Boca também disse que de nada adianta ser tombado e não ter recursos para conservação. Paulinho Pereira também relacionou diversos prédios históricos que estão aos poucos sendo destruídos pela ação do tempo e falta de manutenção.

PINÓQUIO – Silvio Beleza não tá pra brincadeira: em plenário chamou o secretário de obras de mentiroso. Quando ele diz que vai resolver o problema das pessoas, promete e não o faz: é mentira!

LIMA E SILVA – Silvio Beleza disse que possivelmente esta semana será assinada a reforma da Lima e Silva num perfeito trabalho em conjunto.

CRAQUE – O ex-vereador Pedro Gaspar, 28 anos de atuação no legislativo caçapavano, que optou por não concorrer na eleição de 2016, não aguentou ficar fora do meio político. Ele voltou à cena no mês passado. “Pitoco”, como se auto define quando o assunto é “rabo preso” aceitou convite do prefeito Giovane Amestoy para integrar o executivo como Secretário Adjunto da Agropecuária Indústria e Comércio. Passado quase um mês da contratação do “craque”, há quem diga que ainda não entrou em campo. Por outro lado tem quem diga que, “craque que é craque não corre o campo todo, o tempo todo. Ele faz a diferença na hora certa”.

TRAUMATOLOGIA – Vereadores ainda esperam o desenrolar da questão que envolve há mais de dois meses, 26 pacientes que aguardam cirurgia de alta complexidade. Conforme acordo entre autoridades do município e o Consórcio Intermunicipal de Saúde, seriam disponibilizadas mais oito vagas para os pacientes de Caçapava do Sul, mas até hoje nenhuma cirurgia ocorreu. O problema agora é que a prefeitura não teria apresentou os orçamentos necessários até agora.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *