Encontro Regional de Proteção e Defesa dos Animais reúne diversos ativistas e simpatizantes

Caçapava do Sul Destaque Política Prefeitura de Caçapava do Sul Região

O I Encontro Regional de Proteção e Defesa dos Animais que ocorreu ontem (23) em Caçapava do Sul, reuniu diversas pessoas que apoiam a causa animal, crianças das escolas do município e Ativistas da causa de diversos municípios do Estado.

A abertura se deu através do Secretário de Educação, Aristides Costas, seguida de fala do Prefeito Giovani Amestoy, que também é médico-veterinário e abordou num dos painéis as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas em Caçapava.

“Apesar da equipe pequena de servidores, o Centro de Bem Estar Animal, vem realizando um excelente trabalho em castrações, mutirões de castrações e em campanhas e promoção de posse responsável, sempre em parceria com a Ong Clube do Cão. Realizamos mais de 600 castrações nos últimos 18 meses, mas ainda contamos com mais de mil animais na fila da castração e, por isso, o apoio da Ong, Clube do Cão, através das inúmeras feiras de adoção que fazemos mensalmente, é importante na busca de um lar para estes animais, juntamente com o trabalho da Secretaria de Educação com nossas crianças, sobre a posse responsável”, completou Amestoy.

O prefeito lembrou ainda das melhorias realizadas desde 2017 e 2018 no CBEA em parceria com a Ong, como a compra de equipamentos, a construção de uma maternidade para os cães e da realocação de um veiculo (Fiat Uno) de outra Secretaria para auxiliar no atendimento do Departamento Municipal de Proteção Animal, criado ano passado.

Painelistas e Ativistas de diversos municípios marcaram presença:

A Professora Silviane Delgado abriu a tarde de evento e encantou as mais de 150 crianças das escolas do município presentes com a hora do conto, falando sobre o amor, carinho e respeito pelos animais. Em seguida, a Vereadora e ativista da causa animal no município de Bagé, Beatriz Souza, conversou com as crianças sobre a posse responsável e passou um vídeo sobre adoção animal. Mais tarde, Beatriz abordou ao público ativista presente.

As 16 horas teve início os painéis com intermediação da Promotora-aposentada do município, Dra. Lígia Barros, e dos ativistas e painelistas convidados. Após a explanação dos dados do município por Amestoy, a Delegada Fabiane Bittencourt abordou a “Legislação e Direitos dos Animais” e lembrou de ações da polícia Civil no Município de Caçapava por denúncias:

“Lembro de algumas denúncias e ocorrências graves, como valas onde estavam animais mortos a céu aberto, inclusive com autuação da Prefeitura. Hoje vimos que Caçapava evoluiu muito nos dois últimos anos na proteção e cuidado animal. E isso me deixa muito feliz, pois tenho esta cidade como minha pela receptividade de toda a população”, disse a delegada Fabiane. Ela informou que é de obrigação da Polícia Civil ou BM registrar o B.O contra maus-tratos animais.”

A médica-veterinária Maira Ben Pilotto, da Clínica Dhama, falou sobre cuidados dos animais e doenças como cinomose em cães e leucemia felina (algumas doenças nos animais atendidos pela clínica): “É preciso alertar as pessoas que têm gatos, que os felinos também precisam ser vacinados, pois o número de registros destes casos têm aumentado em Caçapava”.

A Vereadora de Lavras do Sul, e Ativista da causa, Rosane Costa, trouxe os números do município, do recurso destinado por ela e outro colega da Câmara Municipal de Lavras, que também estava no evento: “Lavras, neste ano, pela primeira vez, apresentou orçamento destinando recurso à causa animal. Das minhas emendas positivas, foram destinadas 50% do recursos à causa e meu colega de bancada, Seixas, destinou outros 25%, pois sabemos a importância dos animais, da posse responsável e do controle de zoonoses”, falou.

“Eu tenho orgulho pela gestão atual que está fazendo um movimento social de resgate da causa na região. Animal não vota. Mas eu voto. Nós da causa votamos. E não aceitamos mais em Caçapava cenas como a do passado, animais em valas mortos a céu aberto atrás do que antes era um canil de depósito animal ou cães que viravam salsichão”, disse Beatriz. Ela lembrou que cabe ao cidadão ajudar no resgate a qualquer animal que corra riscos ou na denúncia em caso de maus-tratos.

A Psicóloga Débora Freitas abordou a “Importância dos Animais na Saúde Mental”. Ela citou inúmeros psicólogos e psiquiatras que usavam animais para ajudar na terapia de pacientes; do auxílio dos cães no tratamento terapêutico de pacientes durante a 2ª Guerra Mundial e deixou o questionamento: “Quem cuida de quem? Nós quem resgatamos e damos amor aos animais, ou eles quem nos resgatam e nos dão amor”?

Ambos os painéis contaram com a participação de ONGs como o Núcleo Bageense de Proteção Animal (representada por Patrícia Coradini), ONG Amicão- Charqueadas (Adriana Farias) e Clube do Cão de Caçapava do Sul (representada pela painelista Valdirana Zago), relatando suas histórias, busca pela posse responsável animal, resgate, da dificuldade e parcerias com Poder Público e das políticas de incentivo aos Direitos dos Animais.

A Deputada Estadual Regina Becker Fortunati, que seria uma das convidadas, não conseguiu estar no evento, mas enviou um vídeo parabenizando as ações que a Ong Clube do Cão, Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação vêm realizando no município.

Promovido pela Secretaria de Educação, com apoio da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, Secretaria Geral e Clube do Cão, o evento contou ainda com a participação dos vereadores Paulo Pereira e Ricardo Rosso (Caçapava do Sul), Eduardo e Guto (Lavras); dos Secretários Cássia Freitas (Geral), José Junior (Administração), Zoé Silveira (Assistência Social), Rosângela Vieira (representando a Seagropic), Volnei Rosso (adjunto Fazenda), Luiz Ilha (Vigilância Sanitária), Augusto Souza (Departamento Municipal de Posse Responsável) e Elisete Rodrigues (CBEA); Artur Souto (assessor do Dep. Estadual Gilmar Sossela); da ex-presidente da Ong Clube do Cão, Rosa Grecca e da atual presidente, Lidia Freitas Dutra, além da primeira-dama, Andressa Lisboa, vice-prefeito Luiz Guglielmin e da vice-primeira-dama Iole Dornelles.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *