Compir divulga a programação do Mês da Consciência Negra

Caçapava do Sul Cultura Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

A Coordenadoria Municipal de Promoção de Igualdade Racial divulgou a programação do Mês da Consciência Negra de Caçapava do Sul.

De acordo com Cátia Cilene, o cronograma de atividades alusivas à conscientização deve ocorrer de 06 a 30 de novembro, com uma série de atividades como reunião com as comunidades Quilombolas, Oficinas de Saúde da População Negra, Exposições de memórias Afro do Município, rodas de bate-papo, tambor e capoeira, Premiação do Educador Negro, Palestras de Educação Étnico-raciais entre outros.

Um dos Destaques é o Concurso de Miss e Mister Beleza Negra que o Município volta a ser representado no Concurso Estadual, enviando os representantes ao 34ª Festival Afro de Venâncio Aires, dia 17 de novembro.

Confira a Programação Completa:

Dia 8:

– Oficina e encontro de trancistas, maquiagem artística e dicas de beleza afro-brasileira. Local: Compir (antigo Mercado Municipal). Hora: às 13h30min

Dia 9

Lançamento do Projeto: “Saúde como direito; Equidade como caminho” em parceria com a Secretaria de Saúde. Local: Clube Harmonia. Hora: 13h30min

-Oficina de Bonecas Abayomi

Dia 14:

O “Mestre da Cultura Popular do Estado, Tio Cida”, receberá o prêmio de Culturas Populares, reconhecimento Nacional do Ministério da Cultura. A entrega será no Compir (antigo Mercado Municipal, na rua XV de Novembro), às 9h, onde ele ficará ao longo do dia para receber a comunidade e convidados.

Dia 20:

Premiação Leniza Dorneles Esteves

Local: Clube Harmonia, às 13h

Sobre o Prêmio: promovido pelo Clube Recreativo, NEABI Unipampa, Secretaria de Educação e Sindicato dos Professores de Caçapava do Sul e Compir, o Prêmio Maria Leniza Dorneles Esteves estimula o desenvolvimento de boas práticas educativas em cultura e história afro-brasileira nas escolas municipais de Caçapava do Sul. A homenageada que dá nome ao Prêmio, professora negra de formação mais antiga do município, faleceu no mês passado.

Nele, três projetos vinculados a promoção da igualdade racial e ao estudo da história e cultura afro-brasileira nas escolas de educação infantil e fundamental da rede municipal serão premiados em dinheiro, de acordo com a Seleção feita, conforme Edital e pelas redes parceiras supracitadas.

– Sessão Solene da Câmara de Vereadores

Local: CTG Clareira da Mata, às 18h.

Dia 21:

Encontro das Comunidades Quilombolas: O Cras Volante de Caçapava do Sul receberá o Cras Volante de Agudo, promovendo um encontro das Comunidades Quilombolas dos Municípios.

CRAS Volante ( Quilombo) dia 21 de novembro, ao longo do dia.

Atividades Permanentes:

As unidades de Saúde do Município promovem ao longo do mês: ESFV: Autoestima e Expectativas; ESFIV Estudo Epidemiológico da População negra; ESFIII Educação popular em saúde e políticas de promoção de equidade; ESFII Saúde da Mulher negra e ESFI Doenças de maior prevalência na População Negra.

Cultura e Turismo:

Centro Cultural: Exposição no Museu Lanceiros do Sul com a temática Consciência Negra

Biblioteca: Literatura Infantil com temática a Hora Encantada, com escritores e personagens afros

Roda de Conversa “Presença Negra”. O objetivo é sob a coordenação do Professor Luiz Hugo para identificar os locais onde se pode encontrar resquícios da memória ou indícios da participação de negros na História de Caçapava. Participação da Comunidade Quilombola. Data a Ser definida.

Gabinete do Prefeito e Secretaria Geral:

Exposição artes e artesanatos do Mestre da Cultura Popular do Estado, Tio Cida”, de 06 a 13 de Novembro

Exposição: reinauguração da Galeria dos Prefeitos- permanente.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *