Polícia Civil cumpre 24 prisões preventivas por abigeato e 33 mandados de busca e apreensão na região metropolitana.

Destaque Geral Polícia Rural

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato, está cumprindo mais de 100 ordens judiciais na manhã desta terça-feira, 27/11/2018.

A Operação Patrulha é a maior ação policial contra o abigeato já realizada no Brasil e está sendo coordenada pelos delegados André Mendes e Cristiano Ritta.

As investigações tiveram início no mês de maio do corrente ano. Já há sete meses os policiais da DECRAB de Bagé monitoram a que está sendo considerada maior organização criminosa especializada em abigeato e furtos a propriedades rurais do Rio Grande do Sul, bando responsável pelo furto de mais um milhão de reais em gado bovino e maquinário agrícola nos últimos meses.

Segundo o Delegado André Mendes, a organização criminosa atacou, durante os meses de maio a novembro, municípios como: SAPUCAIA DO SUL, CANOAS, ESTEIO, SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA, CAPÃO DA CANOA, NOVO HAMBURGO, SÃO LEOPOLDO, GRAVATAÍ, MONTENEGRO, MAQUINÉ, CACHOEIRINHA, ELDORADO DO SUL, TAPES, CAMAQUÃ, SENTINELA DO SUL, GLORINHA, PICADA CAFÉ, ARROIO DOS RATOS, ENCRUZILHADA DO SUL e CAMPO BOM, ente outros. Mais de vinte inquéritos policiais já foram instaurados.

A operação leva o nome de Patrulha por ter sido no município de Santo Antônio da Patrulha o abigeato que deu origem à investigação que resultou na descoberta da organização criminosa.

A DECRAB representou por mais de 100 medidas judiciais junto ao Poder Judiciário da Comarca de Santo Antônio da Patrulha, entre elas 24 prisões preventivas, 33 mandados de busca e apreensão, além de busca e apreensão de diversos carros, caminhões, motocicletas e reboques. A representação teve parecer favorável do Ministério Publico e deferimento do Poder Judiciário da Comarca de Santo Antônio da Patrulha. As ações estão sendo realizadas em sete municípios da região metropolitana, sendo eles: Sapucaia do Sul, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Dentre os locais alvos das buscas estão quatro mercados – um em Canoas, um em Esteio e dois em Cachoeirinha.

Durante as investigações os policiais apreenderam diversos animais que haviam sido furtados pelos criminosos. Em setembro desse ano, uma ação policial recuperou 60 bovinos que haviam sido furtados e estavam escondidos em um mato, no interior do município de Cachoeirinha. Nessa ação 2 pessoas foram presas e um veículo roubado também foi recuperado. Dentre os animais apreendidos, 25 já foram restituídos para duas vítimas.

O grupo criminosos é investigado de ter causado um prejuízo de mais de um milhão de reais para os produtores rurais, com estimativa do furto de mais 500 animais no período.

A ação contou com a participação de 150 policiais civis de diversas cidades. Os presos foram recolhidos ao Presídio de Osório, onde permanecerão às disposição da Justiça.

Fonte: POLÍCIA CIVIL – DPI – DECRAB

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *