Secretaria de Saúde é destaque em avaliação da Coordenadora da 8ª CRS

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

Durante a manhã da última quarta-feira, dia 07, a Secretaria de Saúde recebeu a Coordenadora da 8ª CRS Regional de Saúde, Marta Pavanato e sua equipe, para uma reunião junto aos enfermeiros e dentistas das ESFs, tratando dos resultados do terceiro ciclo do PMAQ, aderido por Caçapava do Sul.

Marta parabenizou a equipe de Caçapava, que teve um desenvolvimento muito grande e rápido neste ciclo, desde que a atual equipe da Secretaria assumiu a gestão. “Gostaríamos que a atual gestão permanecesse pelo menos pelos próximos dois ciclos, temos certeza de que com ela as equipes terão apoio para melhorar ainda mais o Programa, aderido em setembro de 2016”, comentou Marta.

A Secretária da Saúde Inês Salles teve a iniciativa de solicitar a reunião com os representantes da 8ª CRS, para que fosse possível avaliar o trabalho da Atenção Básica de Saúde.

“A ESF4 teve parecer muito bom, só não ganhou ótimo porque não tinha saúde bucal na época. Nenhum município da 8ª coordenadoria ganhou ótimo. Esta nota é de uma avaliação das estratégias que foram feitas por vocês além do básico obrigatório e em comparação a outras ESFs de outros municípios. Alguns não tiveram nem a nota regular”, concluiu Marta.

PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA

Criado em 2011 pelo Ministério da Saúde (MS), o PMAQ tem o objetivo de ampliar o acesso e melhorar a qualidade da atenção básica, proporcionando um padrão de qualidade equiparável no contexto nacional, regional e local, promovendo transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas às ABSs.

Para isto, o PMAQ consiste na implementação de uma iniciativa de reconhecimento da qualidade dos serviços de saúde no Brasil, estimulando a ampliação do acesso com qualidade nos diversos contextos nacionais.

Com esta iniciativa, o MS prioriza a execução da gestão pública a partir de ações de monitoramento e avaliação dos processos e resultados, direcionadas para as equipes de atenção básica (saúde da família, saúde bucal) e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

A adesão ao programa é opcional aos municípios, decisão que deve ser acordada entre a gestão e as equipes. Priscila Machado, Enfermeira Coordenadora das Ações em Saúde, informa que Caçapava optou por entrar no programa no terceiro ciclo, com sua adesão homologada pela portaria de 12 de setembro de 2016.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *