Atendimento triplica devido as chuvas dos últimos 30 dias

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Há mais de 50 anos não chovia por tantos dias seguidos e com tamanha intensidade no Rio Grande do Sul, principalmente na região da Campanha, Sul e Oeste gaúcho. Somando-se os volumes de chuvas desde a entrada da primavera (21) até quarta-feira (17) de janeiro, se tem mais de 500 milímetros d’ água, apenas em Caçapava do Sul.

Apesar de todas as dificuldades encontradas, a Secretária de Obras vem fazendo obras emergências por toda a cidade e interior do município.

Apenas para se ter uma ideia do movimento da população junto a pasta, somente na segunda-feira (14) foram mais de 50 solicitações de serviços junto a portaria da secretaria de Obras. Além do auxílio que presta a população junto a Secretaria de Assistência Social, Geral, Seagropic e Defesa Civil, o trabalho de recuperação de bueiros é o que mais se acentua neste período de fortes cheias.

A Secretaria de Obras realizou a construção de um bueiro na estrada que vai em direção ao “V” das estradas, obra que há muitos anos os usuários pediam junto ao poder público e que feita deu vazão às águas que ficavam represadas.

No Bairro Batista, outra obra que os moradores da rua Gabriel Gomes Lucas, solicitavam há anos, também foi feita, com colocação de tubos, evitando que as águas voltassem a invadir as casas do local. Outra Obra de suma importância, é a construção do seguimento da tubulação na região do Passinho da Aldeia, Obra que há mais de duas décadas não saía do papel, e que teve início na terça (15).

Um dos fatos a se destacar até agora é que nenhuma ponte ou passarela do interior do município apresentaram qualquer tipo de problema, isso graças ao trabalho que vem sendo realizado desde 2017, com a construção e recuperação de diversas obras nessa área.

O Secretário de Obras, Paulo Henriques, informa que os serviços de Patrolamento e encascalhamento não estão sendo realizados nesta semana, devido ao excesso de barro e chuva e também de cascalho encharcado (o que pode ocasionar entupimento de bueiros e valas causando alagues).

“Precisamos aguardar as chuvas passarem para poder voltar a fazer a recuperação quase que total em nossas ruas e estradas dos bairros, vilas e interior. Entendemos a urgência que as comunidades vêm solicitando, porém, pedimos a compreensão de todos, no sentido de aguardarem a passagem desse tempo chuvoso, para que possamos reconstruir tudo o que foi destruído pelas chuvas torrenciais dos últimos 30 dias, mais de 400 mm. Estudamos, ainda, com o Decreto de Emergência, contratar outras máquinas para auxiliar a Secretaria de Obras nesses consertos”.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *