Autistas terão carteira de identificação.

Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão emitir Carteira de Identificação para facilitar o acesso aos seus direitos em locais públicos e privados.

No Mês dedicado aos portadores da síndrome do espectro do Autismo, a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Vereadora Suplente Jussarete Vargas Dias, realizará a entrega das Carteiras de Identificação do Autista (CIA) nessa terça-feira, dia 02 de abril de 2019,das 09:00 horas às 15:00 horas, na Secretaria.

A Primeira-Dama e Secretária Adjunta de Assistência Social, Andressa Lisboa, salienta a importância da implantação da “CIA”; “A expectativa é que, com ela, seja possível diminuir as barreiras para assegurar os direitos da pessoa com ”TEA”, visto que se trata de uma deficiência que não é aparente. Outra possibilidade trazida pelo documento é a de mapear o número de autistas na cidade e, assim, fomentar políticas públicas de inclusão”. Concluiu Andressa.

A proposta de criar o Cartão de Identificação surgiu a partir da demanda das famílias junto a Vereadora Jussarete Vargas Dias, que também é Mãe de uma menina com a síndrome. As pessoas relatam as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelo fato de boa parte da população ainda desconhecer a deficiência.

Este tipo de identificação já é usada em outras localidades do país, e vai ser muito bom para a nossa cidade promover mais acessibilidade e inclusão”, “Estávamos batalhando muito por estas carteirinhas. O grande objetivo é garantir o acesso aos direitos da pessoa com TEA de forma mais tranquila. Hoje nós temos que mostrar o laudo médico para comprovar que uma pessoa é autista, mas muita gente ainda não compreende a situação”.

Vamos aproveitar a data do dia 2 de abril, para darmos inicio a essa conquista, pois, esse dia foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Complementou Jussarete.
Documentos para cadastro:
2 fotos 3×4
Documento da pessoa com TEA
Documento dos responsáveis
Comprovante de endereço
Diagnóstico do médico

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *