Secretaria de Obras dialoga com moradores do Rincão de Lourdes em busca de melhoria das estradas

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

A Secretaria de Obras acompanhou na manhã desta segunda-feira, a interdição de uma via do Rincão de Lourdes feita por um grupo de pouco mais de 20 moradores, pedindo melhorias nas estradas da localidade.

O Secretário de Obras, Paulo Henriques, e seu adjunto, Vitalino Rosa, estiveram no local conversando com os moradores e com os vereadores Mariano Teixeira (PP), Silvio Tondo (PP) e Ricardo Rosso (PP), que estavam no protesto junto dos moradores.

Paulo informou que “compreende a situação da localidade e falou da dificuldade em atender todo o município, inclusive neste momento em que foi Decretada Situação de Emergência, devido às péssimas condições das estradas do interior e ruas dos bairros, vilas e centro após as fortes chuvas de janeiro.

“Nós solicitamos aos órgãos competentes, como Emater, Cotrisul, além dos laudos da nossa equipe de servidores das Secretarias de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, Assistência Social, Departamento de Trânsito, Educação e Seagropic, relatórios identificando as vias que necessitam de reparo urgente e seguiremos esse relatório, enviado à Defesa Civil Municipal, à Defesa Civil do Estado e ao Exército Estadual, haja vista o grande número de vias (praticamente todo o município, mais de 3 mil km afetados, segundo os relatórios), que precisam ser recuperadas e a quantidade de máquinas, apenas duas patrolas em condições para executar o serviço. Mas faremos o possível para atender a região”, disse o Secretário, que estava com a equipe no local que deu início a reparos emergenciais.

A Prefeitura estuda ainda, através da homologação do Estado do Decreto de Situação de Emergência, a contratação de horas máquina para auxiliar no conserto. Na última sexta (25), o prefeito Giovani Amestoy esteve em Porto Alegre em reuniões com a Defesa Civil do Estado e Exército Sul, que manifestaram ajuda, exigindo os relatórios apresentados pelo município e que já foram encaminhados na sexta.

Outra informação do Executivo é de que, desde quando Decretou Situação de Emergência, no dia 09 de janeiro, devido a quantidade de chuva que atingiu o município (mais de 300 mm), a Prefeitura tem buscado a homologação do Decreto junto ao Governo do Estado (que deve ocorrer está semana) e tem auxiliado às famílias atingidas (sejam as mais de 30 que estão em situação de emergência e perderam seus bens com os alagues de suas residências, sejam na busca de recurso financeiro e de maquinário para a recuperação das estradas e ruas do interior, bairros e vilas).

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *